Mestre de capoeira de Guarujá recebe prêmio 'Berimbau de Ouro' nesta sexta

Atuando desde a década de 60 na área, Mestre Sombra já teve alunos em mais de 15 países

Comentar
Compartilhar
25 FEV 2021Por Da Reportagem10h10
Roberto Teles de Oliveira é referência na disseminação da capoeira em Guarujá e no mundoRoberto Teles de Oliveira é referência na disseminação da capoeira em Guarujá e no mundoFoto: DIVULGAÇÃO/PMG

Referência na disseminação da capoeira em Guarujá e no mundo, Roberto Teles de Oliveira, conhecido como Mestre Sombra, recebe nesta sexta-feira (26), na Bahia, o prêmio 'Berimbau de Ouro'. A honraria é concedida como reconhecimento de excelência em serviços prestados na área cultural. A cerimônia será realizada no Centro de Cultura da Câmara dos Vereadores em Salvador.

Não é a primeira vez que Mestre Sombra é reconhecido. Em 2017, o guarujaense foi homenageado pelo projeto 'Pérolas de Guarujá', realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A homenagem valoriza pessoas e artistas que são peças essenciais na construção da história e cultura do Município.

Mestre Sombra atua desde a década de 60 na área cultural, com aulas de capoeira e já teve alunos em mais de 15 países. Além disso, é membro vitalício do Conselho Municipal da Comunidade Negra, em Guarujá. Segundo ele, a cultura é a forma mais sábia de mudar as pessoas, tanto que já realizou diversos eventos durante a sua carreira, com o propósito de resgatar a história da cultura nacional.

'Berimbau de Ouro'

A abertura do evento acontece na quinta-feira (25), com uma palestra sobre ética e ancestralidade na capoeira e sua possibilidade educacional. Criado em 2008, originalmente para homenagear os mestres e destaques da comunidade da Capoeira no Brasil, teve sua primeira cerimônia de entrega em 2013. Hoje, o Prêmio Berimbau de Ouro acontece anualmente e destaca não apenas personalidades da capoeira, como também outros importantes membros da comunidade ligados às manifestações culturais.