X

Cotidiano

Mesmo sem chuva, Sistema Cantareira sobe de 17,1% para 17,6%

Não houve registro de chuva entre um dia e outro e a pluviometria acumulada no mês na região, de 189,9 milímetros, superou a média esperada para março, de 178 mm

Publicado em 24/03/2015 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O nível do Sistema Cantareira subiu, novamente, 0,5 ponto porcentual nesta terça-feira, 24, em relação a segunda-feira, 23. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o manancial, que abastece mais de 5 milhões de pessoas, conta com 17,6% de sua capacidade total, ante 17,1% no dia anterior. É o 18º dia consecutivo de variação positiva do reservatório.

Não houve registro de chuva entre um dia e outro e a pluviometria acumulada no mês na região, de 189,9 milímetros, superou a média esperada para março, de 178 mm.

Mesmo conforme o novo cálculo adotado pela Sabesp -- de divisão do volume armazenado sobre o total, que considera as duas cotas de volume morto adicionadas no ano passado --, o Cantareira subiu 0,3 ponto porcentual e opera com 13,6% de sua capacidade.

O nível do Sistema Cantareira subiu, novamente, 0,5 ponto porcentual (Foto: André Lucas Almeida/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Outros mananciais

Quatro dos outro cinco sistemas de reserva hídrica tiveram pequenas altas no mesmo período. O nível do Sistema Alto Tietê subiu de 22,9% para 23%. O Guarapiranga, por sua vez, passou de 83,8% para 84,3%. Já o Alto Cotia cresceu 0,5 ponto porcentual, atingindo a marca de 63,4% de sua capacidade, enquanto o Rio Claro aumentou de 42,9% para 43,1%.

Apenas o Sistema Rio Grande manteve-se estável entre os dois dias, em 98,3%, apesar do 0,8 mm de chuva registrado na região.

Apesar das altas nos mananciais, é importante frisar que São Paulo ainda vive a sua pior crise hídrica da história. A recomendação é pelo uso racional e consciente da água em todas as situações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter