X

Cotidiano

Mesmo sem chuva, nível do Cantareira sobe pelo quinto dia consecutivo

O volume armazenado de água aumentou 0,2 ponto porcentual, passando de 5,7% para 5,9% da capacidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/02/2015 às 10:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mesmo sem ter registrado chuva, o nível do Sistema Cantareira, principal manancial responsável por abastecer a capital e a Grande São Paulo, subiu pelo quinto dia seguido - um feito inédito desde o início da crise hídrica. O volume armazenado de água aumentou 0,2 ponto porcentual, passando de 5,7% para 5,9% da capacidade, segundo relatório publicado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), nesta segunda-feira, 9. Outros quatro reservatórios também tiveram alta.

O aumento do volume de água represada no Cantareira aconteceu apesar da diminuição da frequência de chuvas sobre a região. Nas últimas 24 horas, não houve precipitação na área do manancial. Já considerando o dia anterior, o volume somado é de apenas 0,5 milímetro. Ainda assim, a pluviometria acumulada do mês ainda se mantém alta: 85,6 milímetros, o que corresponde a 33% a mais do que se a média histórica de fevereiro, de 7,1 mm por dia, estivesse se repetindo.

Há oito dias o Sistema Cantareira não registra nenhuma queda. Nesse período os reservatórios conseguiram recuperar 0,9 ponto porcentual da sua capacidade. A contar do dia 1º de janeiro, quando estava com 7,2%, no entanto, o nível do manancial já caiu 1,3 ponto porcentual. Atualmente, o cálculo da Sabesp considera duas cotas do volume morto - uma de 182,5 bilhões, acrescentada em maio, e outra de 105 bilhões de litros de água, em outubro.

O nível do Cantareira sobe pelo quinto dia consecutivo (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

Outros mananciais

Além do Cantareira, outros quatro mananciais tiveram aumento e apenas o Sistema Rio Grande perdeu volume de água. Em termos proporcionais, o Guarapiranga sofreu a maior alta: 1,1 ponto porcentual, saltando de 52,3% para 53,4% - mesmo sem ter chovido sobre a região.

O Alto Tietê subiu 0,2 ponto porcentual e opera nesta segunda com 12,6% da sua capacidade, ante 12,4% do dia anterior. Já os Sistemas Rio Claro e Alto Cotia subiram 0,1 e 0,5 ponto porcentual, respectivamente e estão com 31,1% e 33,1%.

Já o Sistema Rio Grande caiu 0,1 ponto porcentual, após um dia sem registrar chuva. O reservatório está com 78,8% da capacidade contra 78,9% do dia anterior.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Oportunidade

Praia Grande oferece 50 vagas gratuitas para oficina de fotografia

Inscrições começam na próxima segunda (22), no Palácio das Artes

COPA DO BRASIL

Sorteio define mandos das semis da Copa do Brasil; veja quem decidirá em casa

É a primeira vez na história que uma competição de cunho nacional terá a decisão das semis sendo do eixo Rio-SP, com 2 de cada estado

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software