Cotidiano

Mesmo sem campanha, Guarujá mantém vacinação antirrábica

Governo do Estado comunicou que não haveria campanha neste ano; Ministério da Saúde decidiu priorizar apenas locais em situações de risco

Da Reportagem

Publicado em 22/11/2019 às 22:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Podem receber a dose, cães e gatos saudáveis, com idade acima dos 3 meses, e que não façam uso de medicação / Helder Lima/PMG

Continua depois da publicidade

Esperada para o mês de agosto, neste ano Guarujá não terá a tradicional Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Mesmo assim, os animais da Cidade que precisam ser imunizados contra a raiva, contam hoje com o serviço de rotina na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que fica na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Podem receber a dose, cães e gatos saudáveis, com idade acima dos três meses, e que não façam uso de medicação, mesmo que temporária. Os donos de animais devem se dirigir à unidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas. O telefone de contato é o 3355-6306.

Continua depois da publicidade

O veterinário responsável pela unidade, Ramiro Dias, reforça algumas recomendações para quem for levar seu animal para vacinar. "É sempre mais seguro e apropriado que os donos tragam os bichos com focinheiras, em caso de animais bravos. Outra alternativa é utilizar caixas de transporte, que podem ser de papelão ou até carrinhos de feira adaptados, por exemplo."

Importante ressaltar que, em agosto deste ano, o governo do estado comunicou que não haveria campanha anual antirrábica para cães e gatos, já que o Ministério da Saúde decidiu priorizar locais em situação de risco, em função da doença. Diante disso, o Município também não recebeu reforço de novas remessas para eventual campanha, somente o volume mensal para o serviço de rotina na UVZ. A vacina é fornecida pelo Governo Federal aos estados, que repassam aos municípios.

Continua depois da publicidade

Desde 2006, Guarujá não tem casos confirmados de raiva em animais, e nem há registros da doença em humanos. No momento, o Município dispõe de estoque de 5.150 doses da vacina, especificamente para o atendimento de rotina realizado ao longo do ano. Mensalmente, até 350 doses de vacina contra a raiva são encaminhadas ao Município.

Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, de 2017 até a primeira quinzena deste mês, Guarujá imunizou 75.360 bichos, entre cães e gatos. Deste total, 72.148 animais compreendem os anos de 2017 e 2018, contra apenas 3.212 relativos a 2019.

Segundo o coordenador da UVZ, José Antonio dos Santos, os números mostram que na campanha é possível abranger um maior número de animais. "No entanto, isso não inviabiliza o serviço que a Prefeitura mantém, já que disponibilizamos doses na Unidade de Vigilância em Zoonoses. A nossa média é de, aproximadamente, 320 animais vacinados todo mês".

Continua depois da publicidade

Outra informação relevante é que neste ano, a UVZ ganhou espaço próprio. Antes, funcionava junto ao Serviço de Bem-Estar Animal (Canil Municipal, na Rua Professora Lídia Maria Rêgo Lima); atualmente está na Avenida Adriano Dias dos Santos. A mudança foi necessária já que a vacinação é uma atribuição da Zoonoses.

Número de animais imunizados nos últimos dois anos até o momento:

• 2017
24.514 cães
10.424 gatos
TOTAL: 34.938 (campanha + serviço de rotina)

Continua depois da publicidade

• 2018
26.910 cães
10.300 gatos
TOTAL: 37.210 (campanha + serviço de rotina)
 
• 2019 (até a primeira quinzena de novembro)
2.076 cães
1.136 gatos
TOTAL: 3.212 (serviço de rotina)

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software