Podem receber a dose, cães e gatos saudáveis, com idade acima dos 3 meses, e que não façam uso de medicação / Helder Lima/PMG
Continua depois da publicidade
Esperada para o mês de agosto, neste ano Guarujá não terá a tradicional Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Mesmo assim, os animais da Cidade que precisam ser imunizados contra a raiva, contam hoje com o serviço de rotina na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que fica na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
Podem receber a dose, cães e gatos saudáveis, com idade acima dos três meses, e que não façam uso de medicação, mesmo que temporária. Os donos de animais devem se dirigir à unidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas. O telefone de contato é o 3355-6306.
Continua depois da publicidade
O veterinário responsável pela unidade, Ramiro Dias, reforça algumas recomendações para quem for levar seu animal para vacinar. "É sempre mais seguro e apropriado que os donos tragam os bichos com focinheiras, em caso de animais bravos. Outra alternativa é utilizar caixas de transporte, que podem ser de papelão ou até carrinhos de feira adaptados, por exemplo."
Importante ressaltar que, em agosto deste ano, o governo do estado comunicou que não haveria campanha anual antirrábica para cães e gatos, já que o Ministério da Saúde decidiu priorizar locais em situação de risco, em função da doença. Diante disso, o Município também não recebeu reforço de novas remessas para eventual campanha, somente o volume mensal para o serviço de rotina na UVZ. A vacina é fornecida pelo Governo Federal aos estados, que repassam aos municípios.
Continua depois da publicidade
Desde 2006, Guarujá não tem casos confirmados de raiva em animais, e nem há registros da doença em humanos. No momento, o Município dispõe de estoque de 5.150 doses da vacina, especificamente para o atendimento de rotina realizado ao longo do ano. Mensalmente, até 350 doses de vacina contra a raiva são encaminhadas ao Município.
Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, de 2017 até a primeira quinzena deste mês, Guarujá imunizou 75.360 bichos, entre cães e gatos. Deste total, 72.148 animais compreendem os anos de 2017 e 2018, contra apenas 3.212 relativos a 2019.
Segundo o coordenador da UVZ, José Antonio dos Santos, os números mostram que na campanha é possível abranger um maior número de animais. "No entanto, isso não inviabiliza o serviço que a Prefeitura mantém, já que disponibilizamos doses na Unidade de Vigilância em Zoonoses. A nossa média é de, aproximadamente, 320 animais vacinados todo mês".
Continua depois da publicidade
Outra informação relevante é que neste ano, a UVZ ganhou espaço próprio. Antes, funcionava junto ao Serviço de Bem-Estar Animal (Canil Municipal, na Rua Professora Lídia Maria Rêgo Lima); atualmente está na Avenida Adriano Dias dos Santos. A mudança foi necessária já que a vacinação é uma atribuição da Zoonoses.
Número de animais imunizados nos últimos dois anos até o momento:
• 2017
24.514 cães
10.424 gatos
TOTAL: 34.938 (campanha + serviço de rotina)
Continua depois da publicidade
• 2018
26.910 cães
10.300 gatos
TOTAL: 37.210 (campanha + serviço de rotina)
• 2019 (até a primeira quinzena de novembro)
2.076 cães
1.136 gatos
TOTAL: 3.212 (serviço de rotina)