X

Cotidiano

Mesmo com chuva, nível do Sistema Cantareira fica estável

O sistema não registra aumento desde o dia 21 de abril, quando ganhou 0,1 ponto porcentual do volume de água represada - foi de 20% para 20,1%

Publicado em 06/05/2015 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com pouca chuva, o Sistema Cantareira ficou estável nesta quarta-feira, 06. O manancial registra 19,7% de sua capacidade, segundo relatório diário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O Cantareira abastece 5,4 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

O sistema não registra aumento desde o dia 21 de abril, quando ganhou 0,1 ponto porcentual do volume de água represada - foi de 20% para 20,1%. Esse índice, tradicionalmente divulgado pela Sabesp, leva em conta duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado.

Nas últimas 24 horas, a pluviometria na região foi de 0,1 milímetro. Até o momento, choveu 4,6 mm na região do manancial, ante a média histórica mensal de 78,2 mm. Antes, o Cantareira chegou a passar 85 dias sem queda, mas a sequência foi interrompida no dia 28 de abril.

Com pouca chuva, o Sistema Cantareira ficou estável nesta quarta-feira, 06 (Foto: Prefeitura de Vargem)

Segundo o cálculo que considera o volume negativo, que passou a ser divulgado pela Sabesp em abril após ordem judicial, o Sistema Cantareira caiu para -9,6% (estava em - 9,5%). Já de acordo com um terceiro conceito, o manancial caiu 0,1 ponto porcentual da capacidade - de 15,3% para 15,2%.. Esse cálculo leva em consideração todo o volume armazenado dividido pelo volume útil acrescido das duas cotas de volume morto.

Outros sistemas

A maior queda de volume ocorreu no Sistema Rio Grande, que estava com 95% na terça e nesta quarta-feira registrou 94,6%. Alto Cotia e Guarapiranga também registraram queda, para 65,5% e 51,4%, respectivamente. O Sistema Alto Tietê ficou estável em 22,5%. Esse cálculo considera uma cota de volume morto, com 39,4 bilhões de litros de água. Já o Sistema Rio Claro foi o único que teve aumento e subiu de 51,2% para 51,4%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter