X

Cotidiano

Mesmo com chuva, Cantareira fica estável, diz Sabesp

O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera conta duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado

Publicado em 19/05/2015 às 12:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após dia de chuva, o volume do Sistema Cantareira, que abastece cerca de 5,4 milhões de pessoas na Grande São Paulo, ficou estável. O nível do manancial nesta terça-feira, 19, está em 19 7% e é o terceiro dia de estabilidade do sistema. É o que mostra balanço diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera conta duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado. De acordo com o segundo o cálculo negativo do sistema, o Cantareira também é estável e permanece -9,6%.

No terceiro conceito, o manancial opera com 15,3% da capacidade, mesmo índice do dia anterior. Esse cálculo divide o volume armazenado no Cantareira pelo volume total (volume útil mais duas cotas de volume morto).

De acordo com o segundo o cálculo negativo do sistema, o Cantareira também é estável e permanece -9,6% (Foto: Sabesp)

No período, houve 8,9 milímetros de chuva, o que elevou a pluviometria acumulada para o mês para pouco mais da metade do esperado em maio - 44,6 mm, ante uma média de 78,2 mm.

Outros mananciais

Três sistemas registraram melhora no período. O Guarapiranga, que abastece cerca de 5,8 milhões de pessoas, cresceu 0,3 ponto porcentual e agora tem 82,4% de sua capacidade. Alto Cotia (68 6%) e Rio Claro (56,2%) também registraram aumento de volume. Rio Grande ficou estável em 96,3% só o sistema Alto Tietê teve queda de 0,1 ponto, e agora opera com 23,2%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter