Cotidiano

Mês de julho chega ao fim com dois espetáculos no céu

Eventos celestes poderão ser vistos na noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira em dois pontos diferentes do céu

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 29/07/2025 às 18:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Duas chuvas de meteoro poderão ser vistas na noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira / Freepik

Continua depois da publicidade

O mês de julho chega ao fim na próxima quinta-feira (31) e duas chuvas de meteoros vão marcar o encerramento do mês. Elas poderão ser vistas na noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A informação foi divulgada pelo Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa sediada no Rio de Janeiro e ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Continua depois da publicidade

Na noite de quarta-feira, a chuva de meteoros Alpha Capricornídeos, conhecida por ter meteoros brilhantes com taxa de cinco meteoros por hora, poderá ser vista na localização da Constelação de Capricórnio.

A velocidade média dos meteoros é de 23km/s e o melhor horário para assistir ao espetáculo será a partir de meia-noite até pouco antes do amanhecer.

Continua depois da publicidade

Na madrugada de 31 de julho será a vez da chuva Delta Aquáridas do Sul. Com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora, a velocidade dela é de 41km/s.

A segunda chuva estará localizada na Constelação de Aquário., também a partir da meia noite até próximo ao amanhecer.

Os meteoros são pequenos corpos celestes, que cruzam o espaço e ao invadir a atmosfera da Terra, eles se incendeiam e criam um rastro de luminosidade, que é chamado por muita gente de estrela cadente.

Continua depois da publicidade

Eles são formados por detritos de cometas, fenômeno formado por poeira, pedras, gelo e gases. Uma chuva de meteoros acontece quando diversos desses corpos celestes atravessam a atmosfera.

Segundo o ON, para melhor observar os fenômenos, é necessário estar em locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades e subúrbios.

No caso das duas chuvas de meteoros esperadas para o fim do mês de julho, é preciso olhar para qualquer lugar no céu, pois eles podem aparecer em qualquer parte. 

Continua depois da publicidade

Entretanto, voltar a atenção para as constelações de Capricórnio e Aquário podem aumentar significativamente as chances de observar o espetáculo celeste.

Com informações da Agência Brasil
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software