X

Cotidiano

Merkel afirma que não está certa de sucesso em negociações de paz com Moscou

Em seu primeiro discurso após viagens diplomáticas a Kiev e à Rússia, a líder alemã reiterou que ainda vale a tentativa de resolver a questão por meios pacíficos

Publicado em 07/02/2015 às 14:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A chanceler Angela Merkel afirmou neste sábado que permanece incerto se haverá sucesso na última rodada de negociações com Moscou para um acordo de paz na Ucrânia. Em seu primeiro discurso após viagens diplomáticas a Kiev e à Rússia com o presidente francês François Hollande, a líder alemã reiterou que ainda vale a tentativa de resolver a questão por meios pacíficos.

"Após as conversas ontem em Moscou, eu digo que é incerto se elas serão um sucesso. Mas é a minha perspectiva e a do presidente francês de que vale a pena tentar", afirmou Merkel em discurso na Conferência de Segurança de Munique. "Devemos isso às pessoas afetadas na Ucrânia".

Durante a semana, Merkel e Hollande tentaram costurar um novo acordo de paz e viajaram inesperadamente à Kiev, para encontro com o presidente Petro Poroshenko. Após o diálogo com o líder ucraniano, os chefes de Estado foram à Rússia para se reunir com o presidente Vladimir Putin na noite de ontem.

Angela Merkel afirmou que permanece incerto se haverá sucesso na última rodada de negociações com Moscou para um acordo de paz na Ucrânia (Foto: Divulgação)

Em seu discurso hoje, Merkel afirmou que as ações da Rússia no leste da Ucrânia representam uma "forte contradição" com suas obrigações internacionais. Entretanto, a chanceler reiterou que a diplomacia com a Rússia para as negociações do projeto nuclear do Irã e a retirada de armas químicas da Síria mostra que a cooperação com Moscou em desafios internacionais importantes é possível.

O porta-voz de Merkel descreveu o diálogo com Putin como "construtivo e substancial" e disse que os países envolvidos estão trabalhando em um novo "documento conjunto" para a implementação do tratado de paz assinado em Minsk, em setembro do ano passado. Merkel afirmou que os resultados do acordo foram "muito decepcionantes", mas que isso não significa que a comunidade internacional deve desistir do caminho diplomático.

A chanceler alemã reafirmou mais uma vez sua oposição à ideia de que os países ocidentais devem conceder armamentos à Ucrânia e disse que a proliferação de tais equipamentos no leste do país já piora a situação. "Eu posso entender a discussão", afirmou. "Mas eu acredito que o progresso na Ucrânia não pode ser alcançado com mais armas. Eu estou muito, muito descrente quanto a isso".

Os Estados Unidos, por outro lado, têm adicionado pressão sobre Moscou ao considerarem o envio de armas às forças ucranianas - decisão que líderes europeus já sinalizaram que irão opor publicamente. Angela Merkel viaja neste domingo para os Estados Unidos e deve se encontrar com o presidente Barack Obama na Casa Branca na segunda-feira. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter