X

Cotidiano

Mensalidade do Fies não está resolvida, diz associação

O MEC comprometeu-se a financiar integralmente as mensalidades que tiveram um reajuste de até 6,41% em relação ao valor cobrado no ano passado

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/05/2015 às 21:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A situação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não está resolvida, alertam instituições privadas de ensino. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, os alunos estão recebendo do Ministério da Educação um aviso de que a renovação é preliminar, disse à Agência Brasil.

O MEC comprometeu-se a financiar integralmente as mensalidades que tiveram um reajuste de até 6,41% em relação ao valor cobrado no ano passado. Os alunos que estão renovando os contratos com reajustes acima desse teto estão recebendo aviso de que a instituição ainda terá de explicar o reajuste ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que gerencia o Fies.

Isso significa que os estudantes correm o risco de ter de pagar parte da mensalidade fora do financiamento. O MEC nega, de acordo com informações da Agência Brasil.

Segundo a ABMES, a mensalidade do Fies não está resolvida (Foto: Divulgação)

A ABMES questiona a trava colocada pelo MEC no financiamento, até o limite de 6,41%, pois os reajustes das instituições não seguem necessariamente o índice. A média de reajustes foi 9% no período. "A instituição teve um reajuste de 10%, o MEC paga 6,4% quem paga o resto? Falta o MEC esclarecer isso para o aluno", exemplifica.

Ao estipular o limite, o MEC argumentou que a trava serve para evitar cobranças abusivas e garantir que os estudantes consigam quitar a dívida quando saírem da faculdade. O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O prazo para as renovações vai até o dia 29 de maio.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter