Cotidiano
O modelo é feito inteiramente a mão e os vídeos postados nas redes conquistaram rapidamente os internautas, que elogiaram o trabalho
O carro mede 1,30 metro de comprimento, 1,37 metro de altura e apenas 76 centímetros de largura / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
Uma oficina localizada em São Vicente, no litoral de São Paulo, tem chamado atenção não só na região, mas também nas redes sociais. É de lá que saiu o Nanico P50, considerado o menor carro do mundo em atividade.
A façanha é obra de Caio Strumiello, um mecânico de 53 anos que vem ganhando visibilidade por desenvolver veículos inusitados de forma artesanal.
Continua depois da publicidade
Depois de viralizar com uma “Ferrari brasileira” feita com partes de Ford Ka, Celta, Opala e até moto, Strumiello surpreende mais uma vez com um projeto inédito e minucioso: um microcarro de apenas 1,30 metro de comprimento.
Inspirado no britânico Peel P50 dos anos 1960, o modelo brasileiro se diferencia por ter quatro rodas e uma estrutura produzida inteiramente à mão.
Continua depois da publicidade
O projeto do Nanico P50 começou com esboços no papel. Em seguida, ganhou formas com moldes de papelão e, por fim, estrutura em fibra de vidro.
Todo o processo, da ideia à versão final, levou menos de 30 dias. A base utilizada na construção foi adaptada de cadeiras de rodas motorizadas, que também são produzidas por Strumiello.
O carro mede 1,30 metro de comprimento, 1,37 metro de altura e apenas 76 centímetros de largura.
Continua depois da publicidade
Apesar do tamanho reduzido, o modelo conta com itens como para-brisa, faróis, antena, retrovisores, duas portas e até pisca-alerta. Internamente, há espaço para uma pessoa, mas o criador brinca que caberiam dois ocupantes bem magros.
O Nanico P50 pode atingir até 60 km/h, graças ao motor de 50 ou 100 cilindradas, a depender da configuração.
Recentemente, um vídeo divulgado nas redes mostrou o modelo sendo testado em uma avenida, onde o veículo chamou atenção por trafegar com facilidade entre os carros. Assista abaixo:
Continua depois da publicidade
Montado em menos de um mês, o microcarro tem acabamento em tom vibrante de verde, com faixas pretas, faróis dianteiros afilados e lanternas traseiras redondas.
O sistema de direção é comandado por um guidão, que faz as vezes de volante, e há até marcha à ré. O conjunto reforça o caráter funcional da criação, que não se limita ao visual curioso.
O Nanico P50 é mais uma das invenções que transformam a oficina de São Vicente em um verdadeiro laboratório sobre rodas, reforçando o talento criativo que surge fora dos grandes centros industriais.
Continua depois da publicidade