Cotidiano

Menor carro do mundo é construído no litoral de São Paulo e viraliza nas redes; VÍDEO

O modelo é feito inteiramente a mão e os vídeos postados nas redes conquistaram rapidamente os internautas, que elogiaram o trabalho

Luna Almeida

Publicado em 06/05/2025 às 17:30

Atualizado em 06/05/2025 às 17:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O carro mede 1,30 metro de comprimento, 1,37 metro de altura e apenas 76 centímetros de largura / Reprodução/Youtube

Continua depois da publicidade

Uma oficina localizada em São Vicente, no litoral de São Paulo, tem chamado atenção não só na região, mas também nas redes sociais. É de lá que saiu o Nanico P50, considerado o menor carro do mundo em atividade. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A façanha é obra de Caio Strumiello, um mecânico de 53 anos que vem ganhando visibilidade por desenvolver veículos inusitados de forma artesanal.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Fiat dá R$54 mil de desconto e você pode sair de carro zero km

• Encalhou? Descubra como identificar um carro que já passou por enchentes

• Com design inovador, híbrido de carro e moto vira febre e custa R$ 10 mil

Depois de viralizar com uma “Ferrari brasileira” feita com partes de Ford Ka, Celta, Opala e até moto, Strumiello surpreende mais uma vez com um projeto inédito e minucioso: um microcarro de apenas 1,30 metro de comprimento. 

Inspirado no britânico Peel P50 dos anos 1960, o modelo brasileiro se diferencia por ter quatro rodas e uma estrutura produzida inteiramente à mão.

Continua depois da publicidade

Construção feita do zero

O projeto do Nanico P50 começou com esboços no papel. Em seguida, ganhou formas com moldes de papelão e, por fim, estrutura em fibra de vidro. 

Todo o processo, da ideia à versão final, levou menos de 30 dias. A base utilizada na construção foi adaptada de cadeiras de rodas motorizadas, que também são produzidas por Strumiello.

O carro mede 1,30 metro de comprimento, 1,37 metro de altura e apenas 76 centímetros de largura. 

Continua depois da publicidade

Apesar do tamanho reduzido, o modelo conta com itens como para-brisa, faróis, antena, retrovisores, duas portas e até pisca-alerta. Internamente, há espaço para uma pessoa, mas o criador brinca que caberiam dois ocupantes bem magros.

Pequeno por fora, funcional por dentro

O Nanico P50 pode atingir até 60 km/h, graças ao motor de 50 ou 100 cilindradas, a depender da configuração. 

Recentemente, um vídeo divulgado nas redes mostrou o modelo sendo testado em uma avenida, onde o veículo chamou atenção por trafegar com facilidade entre os carros. Assista abaixo:

Continua depois da publicidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Montado em menos de um mês, o microcarro tem acabamento em tom vibrante de verde, com faixas pretas, faróis dianteiros afilados e lanternas traseiras redondas. 

O sistema de direção é comandado por um guidão, que faz as vezes de volante, e há até marcha à ré. O conjunto reforça o caráter funcional da criação, que não se limita ao visual curioso.

O Nanico P50 é mais uma das invenções que transformam a oficina de São Vicente em um verdadeiro laboratório sobre rodas, reforçando o talento criativo que surge fora dos grandes centros industriais.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software