Meninas de 9 a 13 anos devem tomar vacina contra HPV em Cubatão

Dose previne contra câncer do colo do útero. Meta é imunizar 2.976 meninas durante a campanha

Comentar
Compartilhar
27 ABR 201515h54

A campanha de vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano) terminou na última semana. Mas meninas de 9 a 13 anos que ainda não foram imunizadas devem procurar um dos dez postos de vacinação permanentes mantidos pela Prefeitura de Cubatão.

"Quem está dentro dessa faixa etária de procurar a unidade mais próxima de sua residência", informou a chefe de serviço da Vigilância Epidemiológica de Cubatão, Ana Cristina Queiroz Alegria de Almeida. "A vacinação contra o HPV agora entrou no programa rotineiro de imunização".

A Secretaria de Saúde de Cubatão pretendia imunizar 2.976 meninas de 9 a 11 anos durante a campanha. Mas a adesão das famílias, que deveriam acompanhar a menor até um dos postos, ficou abaixo do esperado. Somente 481 receberam a dose que previne contra o câncer do colo do útero, o equivalente a 16,16% do total programado.

"Como o resultado será notado a longo prazo, infelizmente há mães que não se sentem estimuladas a levar suas filhas para receber a vacina", comentou Ana Cristina. Há também a visão equivocada de que a vacina poderia incentivar o início da vida sexual precoce das pré-adolescentes.

Há contraindicação somente para grávidas (que devem receber a dose após o nascimento do bebê) ou para quem tem reação alérgica a algum componente da vacina. A segunda dose será aplicada em seis meses. Depois, a terceira e última dose deve ser recebida no prazo de cinco anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção pelo HPV é o principal responsável pelo câncer de colo do útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina, já utilizada em 100 países, é a principal medida de prevenção.

Aids - Também devem procurar os locais de vacinação as meninas, adolescentes e mulheres de 9 a 26 anos portadoras do vírus HIV. Neste caso, a segunda dose será aplicada no prazo de dois meses e a terceira em seis meses.

Meninas de 9 a 13 anos que ainda não foram imunizadas devem procurar um dos dez postos de vacinação (Foto: Divulgação)

Confira os locais de vacinação:

1 - POSTO CENTRAL DE VACINAÇÃO (ao lado do PS Infantil)
Av. Martins Fontes, 132 - Vila Nova.

2 - UBS JARDIM 31 DE MARÇO
Rua Antonio Simões de Almeida, s/nº.

3 - UBS AFONSO SCHIMIDT ÁREA 5
Rua Manoel Leal, s/nº - Jardim São Francisco.

4 - USF VILA SÃO JOSÉ
Av. Bandeirantes, s/nº.

5 - UBS JARDIM NOVA REPÚBLICA
Av. Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº.

6 - UBS JARDIM CASQUEIRO
Rua Espanha, s/nº.

7 - USF JARDIM CARAGUATÁ
Rua Feud Farah, s/nº.

8 - USF VILA DOS PESCADORES
Rua Santa Júlia, s/nº.

9 - USF COTA 200
2ª Passarela da Via Anchieta, km 50, s/nº, Cota 200

10 - UBS VILA NOVA
Rua São João, s/n - Vila Nova.