Cotidiano

Melhor sushiman do Brasil dará curso em Santos

Aulas serão ministradas na Unimonte, nos dias 27 e 28 de janeiro. O chef Fábio Ishizuka também estará presente.

Vanessa Pimentel

Publicado em 18/01/2020 às 09:40

Atualizado em 15/04/2021 às 14:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com a vitória, Guru ganhou uma viagem para o Chile e para o Japão. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Continua depois da publicidade

Leonardo Pacheco Gonçalves (Guru), o melhor sushiman do Brasil desde 2017, dará curso de sushi avançado na Unimonte, em Santos, ao lado do Chef Fábio Ishizuka. As aulas ocorrerão nos dias 27 e 28 de janeiro, das 9h às 18h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quem participar vai aprender como manusear corretamente os ingredientes; explicação completa da preparação do arroz (lavagem, secagem e cozimento); preparação do tempero do arroz (molho Su); higienização e conservação dos peixes; cortes; mariscos, vieira e ostras; e muito mais.

Continua depois da publicidade

Leonardo, mais conhecido como Guru, apelido que ganhou na juventude, é formado em gastronomia desde 2010 e já está acostumado a ministrar aulas e a ser reconhecido como o melhor sushiman do país. Mas nem sempre foi assim.

O chef guarujaense precisou percorrer um longo caminho e "correr por fora", como diz, para chegar onde chegou, e aonde ainda quer chegar.

Continua depois da publicidade

No início da carreira foi garçom, fez faxina em um restaurante de um shopping, até que uma professora da faculdade o indicou para uma vaga em um restaurante no Centro de Santos. Foi lá que Guru conheceu Aloísio Hashimoto, homem responsável por realizar eventos importantes em locais badalados da região.

Hashimoto percebeu o talento do rapaz e passou a levá-lo para trabalhar nas festas.

"Trabalhava sem parar, fazia dois turnos, conciliava restaurante e eventos", conta.

Continua depois da publicidade

Além da experiência prática que conquistava a cada trabalho, Guru fez diversos cursos relacionados a cozinha do país de olhos puxados, até chegar em um de proficiência onde demostrou total conhecimento sobre sua função.

"Quem fazia uma boa pontuação nesse curso era convidado a participar da Copa Brasil Best Sushiman, que escolhia o melhor sushiman do país. Na primeira vez que participei fiquei em sétimo. Na segunda, conquistei o primeiro lugar".

Com a vitória, em 2017, Guru ganhou uma viagem para o Chile, onde conheceu as instalações de um dos maiores produtores mundiais de salmão, e uma para o Japão, onde participou do campeonato mundial e conquistou a quarta posição.

Continua depois da publicidade

FUTURO

Leonardo explica que os pratos japoneses servidos no Brasil são muito americanizados. O cream cheese e o temaki, por exemplo, são famosos aqui, mas não fazem parte da culinária japonesa.

"É difícil fazer com que as pessoas entendam que os pratos tradicionais japoneses não são iguais a esses que servimos por aqui. Alguns restaurantes da Baixada tentaram, mas com o tempo tiveram que adaptar o cardápio para não perderem clientes", diz.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, o sonho de Guru é abrir um restaurante "de balcão", típico do Japão, onde poucos clientes são atendidos por vez e comem sushis e sashimis de peixes sazonais, além de um menu mais clássico.

Então, quem gosta ou quer provar a comida japonesa tradicional já pode se animar porque, ao que Leonardo indica, em breve a Baixada Santista vai ganhar um restaurante tipicamente japonês.

Por enquanto, quem quiser comer as delícias preparadas pelo chef o encontra na Oriental House, em Santos, e no Tombo Beach Hostel, em Guarujá.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software