X

Com a vitória, Guru ganhou uma viagem para o Chile e para o Japão. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Leonardo Pacheco Gonçalves (Guru), o melhor sushiman do Brasil desde 2017, dará curso de sushi avançado na Unimonte, em Santos, ao lado do Chef Fábio Ishizuka. As aulas ocorrerão nos dias 27 e 28 de janeiro, das 9h às 18h.

Quem participar vai aprender como manusear corretamente os ingredientes; explicação completa da preparação do arroz (lavagem, secagem e cozimento); preparação do tempero do arroz (molho Su); higienização e conservação dos peixes; cortes; mariscos, vieira e ostras; e muito mais.

Leonardo, mais conhecido como Guru, apelido que ganhou na juventude, é formado em gastronomia desde 2010 e já está acostumado a ministrar aulas e a ser reconhecido como o melhor sushiman do país. Mas nem sempre foi assim.

O chef guarujaense precisou percorrer um longo caminho e "correr por fora", como diz, para chegar onde chegou, e aonde ainda quer chegar.

No início da carreira foi garçom, fez faxina em um restaurante de um shopping, até que uma professora da faculdade o indicou para uma vaga em um restaurante no Centro de Santos. Foi lá que Guru conheceu Aloísio Hashimoto, homem responsável por realizar eventos importantes em locais badalados da região.

Hashimoto percebeu o talento do rapaz e passou a levá-lo para trabalhar nas festas.

"Trabalhava sem parar, fazia dois turnos, conciliava restaurante e eventos", conta.

Além da experiência prática que conquistava a cada trabalho, Guru fez diversos cursos relacionados a cozinha do país de olhos puxados, até chegar em um de proficiência onde demostrou total conhecimento sobre sua função.

"Quem fazia uma boa pontuação nesse curso era convidado a participar da Copa Brasil Best Sushiman, que escolhia o melhor sushiman do país. Na primeira vez que participei fiquei em sétimo. Na segunda, conquistei o primeiro lugar".

Com a vitória, em 2017, Guru ganhou uma viagem para o Chile, onde conheceu as instalações de um dos maiores produtores mundiais de salmão, e uma para o Japão, onde participou do campeonato mundial e conquistou a quarta posição.

FUTURO

Leonardo explica que os pratos japoneses servidos no Brasil são muito americanizados. O cream cheese e o temaki, por exemplo, são famosos aqui, mas não fazem parte da culinária japonesa.

"É difícil fazer com que as pessoas entendam que os pratos tradicionais japoneses não são iguais a esses que servimos por aqui. Alguns restaurantes da Baixada tentaram, mas com o tempo tiveram que adaptar o cardápio para não perderem clientes", diz.

Mesmo assim, o sonho de Guru é abrir um restaurante "de balcão", típico do Japão, onde poucos clientes são atendidos por vez e comem sushis e sashimis de peixes sazonais, além de um menu mais clássico.

Então, quem gosta ou quer provar a comida japonesa tradicional já pode se animar porque, ao que Leonardo indica, em breve a Baixada Santista vai ganhar um restaurante tipicamente japonês.

Por enquanto, quem quiser comer as delícias preparadas pelo chef o encontra na Oriental House, em Santos, e no Tombo Beach Hostel, em Guarujá.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Guarda acusado de abuso de poder e uso de máquina faz acordo com MP

Os documentos só foram obtidos esta semana pela Reportagem e o acordo será homologado nos próximos dias pela Justiça

DRAMA SULISTA

Governo de SP explica o que, como e onde doar para as vítimas no Sul

Transporte dos produtos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Latam, Gol e Azul, que se voluntariaram para enviar as doações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter