O conjunto de intervenções busca garantir fluidez no trânsito, segurança e impulsionar a economia regional / Divulgação/Governo de SP
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A Baixada Santista se prepara para uma transformação significativa em sua mobilidade com três grandes projetos em andamento. Entre eles, o mais aguardado é o Túnel Santos-Guarujá, cujo leilão acontece nesta sexta-feira (5), na Bolsa de Valores, caso não haja suspensão do Tribunal de Contas da União (TCU).
A obra, orçada em R$ 6,8 bilhões, promete encurtar o trajeto entre as duas cidades para apenas cinco minutos e atender diretamente cerca de 2 milhões de pessoas que circulam diariamente na região.
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As melhorias não param por aí. O Governo de São Paulo também deu início a obras nas rodovias do Lote Litoral, abrangendo mais de 200 quilômetros de vias, e autorizou os estudos para a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.
O conjunto de intervenções busca garantir fluidez no trânsito, segurança e impulsionar a economia regional.
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Com extensão de 1,5 quilômetro, o túnel terá 870 metros imersos, utilizando técnica consagrada na Europa e na Ásia com módulos de concreto instalados no leito do canal portuário.
A estrutura ligará Santos, na região de Outeirinhos e Macuco, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além de reduzir o tempo de deslocamento, deve favorecer o turismo, contribuir para a redução de emissões e estimular a economia local, gerando mais de 9 mil empregos em sua obra.
Atualmente, a ligação entre os municípios é feita por balsas, sujeitas a filas e demora de até 18 minutos por travessia, ou pela estrada, que pode levar mais de uma hora.
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O contrato do túnel terá 30 anos, abrangendo construção, operação e manutenção, com aporte público de até R$ 5,1 bilhões, divididos entre governos estadual e federal.
Após a concessão realizada em 2024, o pacote de obras no Lote Litoral já soma 35 frentes de trabalho em execução. A concessionária Novo Litoral, sob supervisão da Artesp, atua em serviços de sinalização, pavimentação e preparação para intervenções maiores.
O projeto prevê duplicação completa da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega entre Bertioga e Santos e de Peruíbe a Miracatu, além da implantação de marginais iluminadas, passagens em desnível, acostamentos, ciclovias e passarelas. Serão 212 quilômetros de rodovias contempladas, com investimentos de R$ 4,3 bilhões.
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Medidas de segurança também estão sendo ampliadas, como o reforço no policiamento rodoviário, bases de atendimento ao usuário, câmeras de monitoramento e iluminação das vias.
Outro avanço importante será a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, voltada para caminhões que hoje só podem descer a serra pela Via Anchieta.
O novo trecho terá 21,5 quilômetros de extensão, dos quais 17 serão túneis e 4 viadutos. Um deles, com 6 quilômetros, será o maior túnel rodoviário do Brasil.
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A pista terá início no km 43 da Imigrantes, com acesso pelo Rodoanel, e seguirá até o km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, próximo ao Polo Industrial e ao Porto de Santos.
A capacidade do sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 25%, sendo 145% a mais para veículos pesados em direção ao litoral.