X

Cotidiano

Mau humor leva uma semana para se ajustar ao novo horário

O mau humor do casal, segundo o neurologista Luciano Ribeiro, especialista em medicina do sono, deve durar sete dias. "É o tempo que o corpo humano leva para se ajustar ao novo horário", conta.

Folhapress

Publicado em 03/11/2018 às 19:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fadiga, cansação e irritação podem acompanhar os brasileiros nos primeiros dias do horário de verão. / Fotos Públicas

O mau humor do casal, segundo o neurologista Luciano Ribeiro, especialista em medicina do sono, deve durar sete dias. "É o tempo que o corpo humano leva para se ajustar ao novo horário", conta.

Ribeiro diz que reações como perda de memória recente, fadiga, cansaço e muita irritação serão comuns entre os brasileiros nos primeiros dias da mudança.

"Idosos, crianças e gente com insônia vão sofrer mais", afirma o especialista.

Um ano antes de Carlos e Fabrícia terem a ideia da página reunindo o time contra o horário, Carla Crestana, 60, que trabalha na administração de um escritório, criou a página dos fãs da mudança.

Com um número menor de curtidas (3.749), ela e os seguidores falam de saudades do relógio de verão e calculam "ansiosos" os dias para a chegada dele.

"A imensa maioria gosta. Na página é quase zero quem entra para criticar. As pessoas ficam mais descontraídas, a claridade e o sol ajudam também com o bom humor", conta ela.

"Vários países têm horário de verão, eu não entendo os argumentos de quem reclama. Uma hora faz tanta diferença assim? Acho que as pessoas são muito sugestionáveis. A mesma pessoa viaja para outro país, muda cinco ou seis horas e não reclama. Acho que é mimimi".

Para Alexandre Moana, presidente da Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o horário de verão é benéfico, mas perdeu a relevância. 

"Se fosse colocar na balança os efeitos colaterais causados na população que reclama de um cansaço maior nos primeiros dias, pode chegar uma hora que se fale que ele não vale mais a pena", afirma Moana.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter