X

Cotidiano

Material da Fifa para Copa prega abstinência sexual

A cartilha começou a ser distribuída em fevereiro para professores de 132 escolas de ensino fundamental localizadas nas cidades que vão sediar os jogos da Copa

Publicado em 21/03/2014 às 23:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Saúde permitiu a distribuição de um manual da Fifa que prega a abstinência sexual para prevenção da aids. A pasta pediu para que o material fosse alterado antes da divulgação, mas apenas uma parte do texto foi mudada pela federação de futebol. A alternativa - criticada por associações não governamentais e especialistas em saúde pública - foi permitir a divulgação do material com uma errata.

"Esse material deveria ser recolhido. Claro que ninguém presta atenção numa folha anexa", afirmou o assessor de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Juan Carlos Raxhach. No Brasil, ações de prevenção de aids sempre foram baseadas no uso do preservativo. "Uma mensagem como essa, pregando fidelidade e abstinência, é anticientífica, é um desserviço", afirmou o professor da Universidade de São Paulo Mário Scheffer.

A cartilha começou a ser distribuída em fevereiro para professores de 132 escolas de ensino fundamental localizadas nas cidades que vão sediar os jogos da Copa. O material foi desenvolvido em 2009 e 2010, avaliado em pesquisas feitas nas Ilhas Maurício, África do Sul e Zimbábue. A proposta é trabalhar onze temas relacionados à saúde com crianças de 11 e 12 anos. Além de aids, são abordados, por exemplo, prevenção sobre uso de drogas e obesidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter