Cotidiano
Nesta segunda-feira (23), uma massa de ar extremamente fria avança pelos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo
Na manhã de terça-feira (24), grande parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo registrarão ainda temperaturas mínimas abaixo dos 4°C / Pexels
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (23), uma massa de ar extremamente fria avança pelos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Essa massa fará as temperaturas caírem de maneira expressiva ao longo dos próximos dias.
O Diário do Litoral já havia alertado que uma frente fria chegaria.
Continua depois da publicidade
Já na manhã de terça-feira (24), grande parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo registrarão ainda temperaturas mínimas abaixo dos 4°C, o que pode ocasionar geadas.
As condições de precipitação trazidas pela frente fria e as baixas temperaturas podem até mesmo causar a ocorrência de neve em pontos isolados de Santa Catarina e do sul do Paraná, embora o fenômeno não ocorra de maneira tão expressiva.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira (25), o frio continuará avançando. Serão registradas temperaturas abaixo de zero em todos os estados da região Sul.
Há risco de geadas generalizadas e fortes em todo o estado de São Paulo, com temperaturas mínimas por volta dos 4°C ou menos.
No arredores da Serra da Mantiqueira, as temperaturas podem chegar a valores negativos quando a onda de frio atingir seu pico.
Continua depois da publicidade
Na região do Mato Grosso, Goias e Brasília, também terá queda de temperatura, mas não tão baicas a ponto de formar geadas.
No final desta semana, uma segunda massa de ar frio pode avançar pelo País. As temperaturas permanecerão abaixo da média até o fim do mês em boa parte da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Existe ainda risco de que essas massas de ar frio ocasionem friagens na região Norte, trazendo uma queda expressiva da temperatura para diversos estados.
Continua depois da publicidade
Ao todo, essa onda de frio será sentida nos seguinte estados:
Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná;
Região Sudeste: São Paulo, parte de Minas Gerais;
Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás;
Região Norte: Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Com isso, as previsões indicam que o final do mês de junho se mostrará mais frio do que o normal em grande parte do Brasil, seguindo uma tendência de queda das temperaturas conforme se inicia oficialmente a estação de inverno.
Continua depois da publicidade