Uma tempestade atingiu a região de Praia Grande na sexta-feira (2) / Giovanna Camiotto/DL
Continua depois da publicidade
A Marinha do Brasil emitiu um comunicado nesta sexta-feira (2) sobre a chegada de uma frente fria que deve provocar condições severas no mar entre as regiões Sul e Sudeste. O aviso de mau tempo abrange uma vasta área, desde o sul de Santa Catarina até o litoral do Rio de Janeiro.
De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, a partir da tarde deste sábado (3), ventos com intensidade de até 75 km/h podem atingir o trecho entre Laguna (SC) e Paranaguá (PR). O fenômeno deve durar até a madrugada de domingo (4), exigindo atenção redobrada de comunidades de pesca, esporte e recreio.
Continua depois da publicidade
Além dos ventos, o sistema meteorológico deve provocar ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sul, atingindo alturas de até 3 metros. A área de risco para o mar agitado se estende de Laguna (SC) até Arraial do Cabo (RJ), englobando todo o litoral do Paraná e de São Paulo. A previsão de ressaca é válida até a madrugada de segunda-feira (5).
A autoridade marítima recomenda que navegantes consultem as informações meteorológicas antes de saírem ao mar e orienta que banhistas evitem entrar na água em áreas sinalizadas com risco de ressaca.
Continua depois da publicidade
As atualizações em tempo real podem ser acompanhadas pelo site da Marinha ou pelos aplicativos Previsão Ambiental Marinha (PAM) e Boletim ao Mar, disponíveis para dispositivos móveis.