X

Cotidiano

Marinha alerta para ressaca e ondas de até 3 metros em Santos

Previsão é para esta terça (16) e quarta-feira (17). Em Santa Catarina e Rio de Janeiro, as ondas podem chegar a até 4 metros

Da Reportagem

Publicado em 15/07/2019 às 19:02

Atualizado em 15/07/2019 às 19:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ondas podem chegar a 3 metros em Santos / Nair Bueno/DL

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que a passagem de um sistema frontal poderá provocar ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste com altura até 2,5 metros entre o litoral dos estados de Santa Catarina e de São Paulo, ao sul da cidade de Santos, entre o dia 16 pela manhã e o dia 17 pela manhã, além de ondas de direção Sudoeste a Sudeste com altura até 3,0 metros entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte da cidade de Santos, e do Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), entre o dia 16 à tarde e o dia 18 pela manhã.

Devido às condições meteorológicas citadas anteriormente, poderão ser observadas ondas, em altomar, de direção Sudoeste a Sudeste com altura entre 3,0 e 4,0 metros entre os estados de Santa Catarina, ao norte da cidade de Laguna (SC), e do Rio de Janeiro, ao sul da cidade de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 16 pela manhã e o dia 18 pela manhã. Além disso, estão previstas ondas em alto-mar de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 5,0 metros entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte da cidade de Arraial do Cabo (RJ), e da Bahia, ao sul da cidade de Caravelas (BA), entre o dia 16 à noite e o dia 18 à noite.

Ainda devido à passagem do sistema frontal, há condições favoráveis à ocorrência de ventos de direção Oeste a Sudoeste, rondando para Sudoeste a Sudeste, com intensidade até 74 km/h (40 nós) entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro, ao norte da cidade de Arraial do Cabo (RJ), e da Bahia, ao sul da cidade de Caravelas (BA), entre o dia 16 à tarde e o dia 18 pela madrugada.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

As informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Sistemas Frontais

O encontro de massas de ar com propriedades distintas formam o sistema frontal. Um sistema frontal é composto classicamente por uma frente fria, uma frente quente e um centro de baixa pressão em superfície, denominado ciclone (que gira no sentido horário no HS). Este ciclone desenvolve-se a partir de uma pequena perturbação em uma frente quasi-estacionária que separa o ar frio do ar quente, levantando-o na região de fronteira entre essas duas massas, ocasionando um decréscimo da pressão nesta região.

A ascenção do ar quente causa convergência em baixos níveis e formação de circulação ciclônica. A frente fria avança sobre a frente quente formando a região denominada frente oclusa. Com o aumento da região de oclusão o sistema frontal atinge seu estado terminal, o ciclone aumenta seu tamanho e transforma-se num vórtice frio na baixa troposfera. A fricção e a falta de mecanismos dinâmicos na atmosfera encarregam-se de dissipar o restante do ciclone e, portanto, do sistema frontal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter