Cotidiano
O Projeto vencedor "Conhecendo as Profissões do Porto" já alcançou desde a sua implantação, em 2018, mais de cinco mil alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Santos e São Vicente
 
						O reconhecimento destaca suas práticas consistentes de sustentabilidade e responsabilidade corporativa nos pilares Ambiental, Social e Governança (ESG), concedido pela Autoridade Portuária de Santos (APS) / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Marimex, um dos principais terminais alfandegados do país e prestes a completar 100 anos, conquistou com orgulho o primeiro lugar na Categoria Eixo Social do II Prêmio ESG Porto de Santos.
O reconhecimento destaca suas práticas consistentes de sustentabilidade e responsabilidade corporativa nos pilares Ambiental, Social e Governança (ESG), concedido pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
Continua depois da publicidade
A premiação foi entregue na noite da última quarta-feira (29), no Parque Valongo, em Santos, ao final do evento ColaBora Mundo, dedicado ao desenvolvimento sustentável e à inovação.
Continua depois da publicidade
O prêmio foi recebido na ocasião pelo presidente da Marimex, Antonio Carlos Fonseca Cristiano, o Caio, como é amplamente conhecido. “Temos muito orgulho e ficamos especialmente felizes com mais este reconhecimento do projeto Profissões do Porto, uma de nossas principais iniciativas de responsabilidade social e que integra o cada dia mais forte compromisso que mantemos com o desenvolvimento da comunidade na qual atuamos e na formação de jovens para o mercado de trabalho portuário, proporcionando ainda esperança de futuro”, comemorou. “São aulas que mudam vidas”, conclui, emocionado.
O projeto nasceu da vontade de conectar os jovens ao mercado de trabalho e ao setor portuário, proporcionando orientação profissional e despertando novos interesses de carreira. Antes de sua criação era perceptível o distanciamento entre os estudantes e as oportunidades do porto — um setor essencial para a economia local, mas ainda pouco explorado como caminho de futuro por grande parte dos jovens.
A iniciativa também promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, como propósito, empatia e motivação — aspectos fundamentais para a formação de jovens mais conscientes e preparados.
Continua depois da publicidade
Além de inspirar e orientar esses estudantes, a Marimex também se apresenta como oportunidade real de futuro profissional. Muitos desses jovens poderão vir a integrar o quadro de colaboradores da empresa, fortalecendo ainda mais o vínculo entre educação, empregabilidade e desenvolvimento do setor portuário.
O projeto envolve ainda vários processos logísticos internos, como planejamento de transporte, organização de lanches, recepção e condução das atividades, garantindo segurança e eficiência durante as visitas.
O ColaBora Mundo é realizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) em conjunto com a Prefeitura de Santos, o Parque Tecnológico de Santos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Continua depois da publicidade
A ideia central, criar uma agenda unificada rumo ao desenvolvimento sustentável e inovador da região.
Concorreram empresas e instituições públicas e privadas que fazem parte da comunidade portuária e estão envolvidas com a operação do Porto de Santos.
A avaliação foi conduzida por um comitê técnico e baseada em critérios previamente estabelecidos. A premiação incluiu a concessão de certificado digital e direitos de uso do selo “Prêmio ESG – Porto de Santos 2025”.
Continua depois da publicidade
A seleção, amplamente concorrida, foi dividida em três Eixos, Ambiental, Social e Governança, e as empresas ganhadoras foram, no Eixo Ambiental: Instituto Nova Maré (INMAR) – Projeto: Operação Enrede (combate ao lixo no mar); no Eixo Social: Marimex Despachos Transportes e Serviços – Projeto: Conhecendo as Profissões do Porto; no Eixo Governança: VLI S.A. – Projeto: Plataforma de Gestão de Doações e/ ou Patrocínios.
Com constantes investimentos em melhorias, ocupando hoje uma área de mais de 100 mil m², o primeiro terminal a operar 24 horas por dia, de forma a que as cargas possam inclusive trafegar de forma mais ágil (e poluindo menos) ao fugir de horários de pico, a Marimex sabe a importância da logística e da apresentação de um serviço superior para o sucesso do negócio de seus clientes.
A história da Marimex começou em 1927, época em que o café era a maior riqueza do país. Com o nome de Melchior & Cia, sempre impulsionada pela inovação e força de trabalho, acompanhou o crescimento do Porto e da agricultura, passando a transportar outros cereais até a década de 50.
Continua depois da publicidade
Foi a partir de então que iniciou a atividade portuária, como Marimex Comissária de Despachos.
Em 1997, junto aos serviços de Despacho Aduaneiro, Armazém Geral e transporte Rodoviário, passa a operar como Instalação Portuária Alfandegada, reconhecida por sua responsabilidade comercial, empresarial e social.
Continua depois da publicidade