X

Cotidiano

Maria Antonieta obtém vitória unânime no TSE

Recurso questionava gasto com publicidade em ano eleitoral

Publicado em 24/10/2013 às 20:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não deu provimento (rejeitou), por unanimidade, ao recurso especial apresentado pela Coligação Cidade Viva (do então candidato Farid Said Madi, PDT), que questionava gastos de publicidade no último ano de mandato da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), em 2012, quando estava em campanha eleitoral.

O Recurso Especial 67.994 foi o segundo item da pauta do TSE, e começou a ser analisado às 19h10 de ontem. A sustentação oral do recurso foi feita pelo advogado da coligação, Luis Antonio Nascimento Curi.

Inicialmente, ele expôs que Guarujá, embora tenha belas praias, tem em sua “parte bonita cerca de 30 mil, 40 mil moradores”. Ainda segundo o advogado, “na parte feia, principalmente em Vicente de Carvalho, há uma centena de milhares de pessoas”.

Na sequência, Luis Curi assinalou que no ano eleitoral, 2012, os gastos com publicidade triplicaram, se comparados aos três anos anteriores. Citou ainda que, diferentemente dos anos anteriores, a coligação de Maria Antonieta passou a inserir publicidade antes do Jornal Nacional, da TV Globo (um dos mais caros do mercado publicitário).

A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta, obteve vitória unânime no TSE, nesta quinta-feira (Foto: Matheus Tagé/DL)

A defesa da prefeita perante os juízes do TSE ficou a cargo de Eduardo Alckmin. Ele abriu com uma explicação do item “gastos públicos”, mostrando suas três fases: empenho, liquidação e finalmente o pagamento. Parte dessa terceira fase, de 2012, entrou como restos a pagar de 2011, justificou Alckmin, em sua rápida defesa.

Ele ainda apresentou dados mostrando que se fossem considerados todos os gastos de 2012 não chegaria a extrapolar a média dos três anos anteriores.

A prefeita não acompanhou o julgamento, porque estava na Capital discutindo pagamento de precatórios no Tribunal de Justiça. Ela vinha sendo informada voto a voto por sua equipe.

“Estou muito feliz. Estava em oração. Deus nos deu essa vitória. Se fez justiça mais uma vez”, afirmou ao Diário do Litoral, por telefone. “Muita gente estava me mandando mensagens de apoio”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter