Maria Antonieta é denunciada pelo MP por corrupção passiva

A ação envolve também o marido, Flávio Lopes, e diretor do Iate Clube e diretor da GP, Berardino Fanganiello

A ex-prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), o marido e guarda municipal, Flávio Lopes da Silva, e o diretor do Iate Clube de Santos e da Guarda Patrimonial (GP), Berardino Antonio Fanganiello, têm 10 dias de prazo, a partir da notificação judicial, para apresentar defesa prévia ao juiz da 3ª Vara Criminal de Guarujá, Edmilson Rosa dos Santos, pela acusação de crime de corrupção passiva (Antonieta e Flávio) e ativa (Berardino). A denúncia é do Ministério Público (MP).

Continua após a publicidade

Conforme revela o promotor Gabriel Rodrigues Alves, autor do inquérito civil que gerou a ação, entre os últimos dias de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014, Antonieta (então prefeita) e o marido teriam aceitado a promessa de vantagem indevida ao se hospedarem gratuitamente na sede do Iate Clube de Santos em Angra dos Reis e transporte também gratuito de helicóptero entre as duas cidades – Guarujá/Angra, vantagem recebida diretamente por eles (Antonieta e Flávio) em razão da função pública exercida pela prefeita. A promessa teria sido feita por Fanganiello.

Isenção

Continua após a publicidade

O promotor apurou que, buscando garantir o atendimento dos interesses econômicos do Iate Clube (que gozava de isenção tributária em Guarujá) e da GP, que possuía contrato de pouco mais de R$ 89 milhões, Fanganiello teria decidido estreitar relacionamento com o casal. Na hospedagem em Angra estava prevista participação nos festejos de Ano Novo promovidos pelo Iate Clube.

Ainda segundo Gabriel Alves, Antonieta e marido teriam aceitado a promessa e, no dia 30 de dezembro de 2013, saíram de Guarujá e foram à sede do Iate. Depois se hospedaram gratuitamente por duas noites e só voltaram no dia 1º de janeiro de 2014 após tomarem conhecimento de um incêndio em Guarujá.

Continua após a publicidade

“Muito embora estivessem em Angra com um veículo locado pelo Município de Guarujá, Maria Antonieta e Flávio optaram por aceitar nova promessa de vantagem indevida por Berardino, que lhes ofereceu a utilização gratuita do helicóptero (prefixo PR-BAF), de propriedade da Universo Táxi Aéreo, da qual Berardino era sócio-diretor”, afirma o promotor.

O promotor revela que, por meio dessas promessas de vantagem indevidas, Berardino objetivava que Antonieta praticasse atos de ofício que assegurassem os interesses econômicos do Iate Clube de Santos e da GP e omitisse atos que os prejudicassem.

Continua após a publicidade

“Esses atos consistiam em prorrogação do contrato administrativo que o município mantinha com a GP e autorização dos respectivos pagamentos, bem como a adoção de medidas para garantir e maximizar os efeitos da isenção tributária concedida ao Iate Clube”, aponta o promotor, revelando dois contratos prorrogados, totalizando cerca de R$ 56 milhões.

O outro lado

Continua após a publicidade

Procurada, a ex-prefeita Maria Antonieta de Brito informa que não foi notificada sobre o assunto e, por este motivo, não pode se manifestar a respeito. Ela mantém o mesmo posicionamento com relação ao marido.

A posição de Berardino Antonio Fanganiello não foi diferente. Por intermédio de sua assessoria, disse que desconhece a denúncia e sequer foi recebida qualquer notificação judicial.