X

Cotidiano

Marco histórico em Guarujá, Faculdade de Medicina inicia suas atividades

Primeira turma do curso de medicina tem 61 alunos; aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (25), no Teatro Municipal

Da Reportagem

Publicado em 26/03/2019 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A cerimônia reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Guarujá, Válter Suman / Divulgação/PMG

Guarujá se torna, de fato, um polo de ensino acadêmico para a formação de novos médicos. Nesta segunda-feira (25) aconteceu na Cidade a aula inaugural da primeira turma do curso de medicina, pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A cerimônia reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Guarujá, Válter Suman, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba).

Depois da solenidade de boas vindas, todos seguiram para o campus da Unoeste, em local anexo ao Hospital Santo Amaro (na Avenida Emílio Carlos, 109, 1º pavimento, na Vila Maia), para o descerramento da placa de inauguração do espaço.

O prefeito de Guarujá destacou o momento. “É uma grande honra estar aqui hoje neste, que é um dia histórico para a Cidade. Toda a minha equipe se envolveu na grandiosidade em trazer a Faculdade para Guarujá”, falou o chefe do Executivo. Ainda na ocasião, ele aproveitou para falar das melhorias já realizadas pelo seu governo, em apenas dois anos de mandato.

“Com uma Cidade de mais de 250 mil pessoas que dependem da rede municipal de saúde, temos realizado uma série de medidas importantes: revitalização do PAM Rodoviária, PS Infantil de Vicente de Carvalho, entre outras”.

A ideia do Município em receber uma Faculdade de Medicina surgiu junto com a Lei 12.871, de 2013, a Lei do “Mais Médicos”, e atendendo ao edital nº 6.2014, SERES/MEC, sendo a Unoeste habilitada para implantar a faculdade da disciplina na Cidade. No último ano, ela foi se adequando e adaptando para a realidade local e as exigências do MEC, recebendo avaliação em fevereiro deste ano. Na visita, os técnicos do Governo Federal analisaram laboratórios, biblioteca, espaço multimídia e salas de aula.

Na aula inaugural, o diretor administrativo da Apec/Unoeste e diretor da Faculdade de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, falou dos anos de trabalho para que a iniciativa fosse consolidada. “Acredito que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa de profissionais bem capacitados e com vontade de estudar dia após dia. Obrigado prefeito pela recepção de Guarujá. Esteja certo de que o nosso objetivo é mudar, para melhor, o atendimento de saúde da sua população”.

Com aprovação de 100% das exigências, o MEC autorizou a Faculdade de Medicina em Guarujá, a cargo da Unoeste. A portaria de número 104, datada de 22 de fevereiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de fevereiro, e assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Governo Federal, Marco Antonio Barroso Faria.

Já o diretor presidente do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde, destaca que o sentimento é de gratidão. “Obrigado à Unoeste pela confiança e companheirismo, e ao nosso prefeito pela sensibilidade em não medir esforços por nos priorizar em sua agenda e hoje estamos todos aqui comemorando e dividindo esse troféu”.

O curso trará um impacto altamente positivo para a Cidade e toda a Região, sob o ponto de vista social, econômico e, principalmente, da saúde local. Outro aspecto relevante é que Guarujá terá a fixação deste profissional na Baixada, promovendo assim a qualificação da atenção em saúde e o aprimoramento da medicina local. A autorização do MEC permite ainda um campo de estágio adequado e qualificado para receber os alunos.

A Unoeste, mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), é a maior instituição de ensino superior do Oeste Paulista. Possui mais de 70 cursos de graduação (presenciais e a distância), e outros 140 cursos de especialização, além de mestrados e doutorados. É considerada a segunda melhor universidade particular do Estado de São Paulo e a 7ª melhor do Brasil, conforme dados de avaliações do Ministério.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter