Cotidiano

Marco Aurélio lidera em Itanhaém com 55,25% na pesquisa Opinião/DL

Ao contrário de 2012, quando a disputa foi acirrada, o candidato do PSDB abre grande vantagem sobre Marcelo Strama (PSB)

Agência Brasil

Publicado em 23/09/2016 às 11:00

Atualizado em 30/04/2021 às 12:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Marco Aurélio Gomes dos Santos (PSDB) lidera a pesquisa feita pelo Instituto Opinião / Diário do Litoral e Divulgação

Continua depois da publicidade

Com 55,25% das intenções de voto, o prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos (PSDB) lidera a pesquisa feita pelo Instituto Opinião Pesquisa, Análise e Consultoria Ltda. a pedido do Diário do Litoral, sobre a eleição para a Prefeitura de Itanhaém. A pesquisa também sondou as intenções de voto para os candidatos a vereador.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Candidato derrotado pelo tucano nas eleições de 2012, Marcelo Strama (PSB) está em segundo lugar, com 16,50%. A seguir aparecem Aureo Bacelar (PT), com 2%. Professor Moacyr (PSOL), que teve a candidatura indeferida, mas entrou com recurso, com 1,75%. Em último lugar está Pastor Raimundo Belmiro (PRTB), com 1,5%.

Continua depois da publicidade

Os eleitores que declararam que não votariam em nenhum dos candidatos somam 16%. Já os que não souberam responder chegam a 7%.

Se contarmos apenas os votos válidos, o candidato do PSDB amplia a vantagem, chegando a 71,75%. O representante do PSB possui 21,43%. Na sequência aparecem os prefeituráveis do PT, com 2,6%, do PSOL, com 2,27%, e do PRTB, com 1,95%.

Continua depois da publicidade

O levantamento ouviu 400 pessoas, entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro para o total da amostra é de 4,9%, para mais ou para menos, considerando-se o coeficiente de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Jornal Diário do Litoral e foi registrada com o número SP- 02924/2016 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rejeição

Segundo colocado na pesquisa, Strama possui a maior rejeição. O pessebista atingiu 21%. Atual chefe do Executivo municipal, Marco Aurélio possui 14%. Ele é seguido por Pastor Raimundo Belmiro, com 12,5%. Já Aureo Bacelar está com 10,5%, enquanto Professor Moacyr chegou a 4,25%. Os que rejeitaram todos os candidatos somam 3%. Os eleitores que não rejeitaram nenhum dos nomes chegam a 17,75%. Não souberam responder totalizam 17% dos entrevistados pelo instituto.

Continua depois da publicidade

Segunda opção

Quanto à segunda opção de candidato dos eleitores entrevistados, Marcelo Strama é o mais mencionado, com 18% das intenções de voto. Ele é seguido por Marco Aurélio, com 6% e Pastor Raimundo Belmiro, com 3,5%. Os candidatos Aureo Bacelar e Professor Moacyr aparecem empatados com 3,25%. Os entrevistados que não votariam em nenhum dos candidatos totalizam 54,75%. Os eleitores que não sabem ainda em quem votar somam 11,25%.

Espontânea

Continua depois da publicidade

Também foi realizada uma pesquisa espontânea sobre os candidatos à Prefeitura de Itanhaém. Neste levantamento, Marco Aurélio (PSDB) também lidera, só que com percentual menor. O tucano obteve 42,75% das intenções de voto. Marcelo Strama (PSB) aparece em segundo lugar, com 11,25%, enquanto Aureo Bacelar (PT) alcançou 0,5%. Com 0,25% ficaram empatados Bill Gomes (PTB), Flávio Abbasi (PSDB), Odil Vasques (PPS), Pastor Raimundo Belmiro (PRTB) e Sônia “do artesanato”. Os que não votariam em nenhum dos candidatos ou anulariam o voto totalizam 14,75%. Indecisos ou que não sabem em quem vão votar somam 29,50%.

Gestão tucana atinge 63% de aprovação em Itanhaém

Líder na pesquisa Opinião/DL para a Prefeitura de Itanhaém, o candidato à reeleição Marco Aurélio Gomes dos Santos (PSDB) recebeu uma avaliação positiva do eleitorado. De acordo com o levantamento, 63% da população aprova a gestão tucana na cidade.

Continua depois da publicidade

Desse total, 36% dos entrevistados responderam que aprovam completamente o Governo Marco Aurélio. Enquanto outros 27% mais aprovam do que desaprovam a atual Administração Municipal.

Já outros 35% reprovam o tucano, sendo que 14% mais desaprovam do que aprovam, e 21% desaprovam completamente. Os que não souberam responder somam 3%.

Campanha

Continua depois da publicidade

Os números são favoráveis ao prefeito também com relação à campanha eleitoral 2016. Para 59% dos entrevistados pelo Instituto Opinião, o tucano possui a melhor campanha entre os prefeituráveis, sendo seguido por Marcelo Strama (PSB), com 10,75%.

Professor Moacyr (PSOL) teve a campanha como melhor avaliada por 1,25% do eleitorado. Ele é seguido por Pastor Raimundo Belmiro (PRTB), com 0,5% e Aureo Bacelar (PT), com 0,25%. Os que avaliaram que todas as campanhas são boas somam 0,25%.

Na amostragem, para 8% nenhum dos candidatos possui uma campanha que tenha se sobressaído sobre as demais. Outros 20% não souberam responder.

Continua depois da publicidade

Favorito

Líder do levantamento do Instituto Opinião, com 55,25% das intenções de voto, a pesquisa aponta que três em cada quatro eleitores acredita que Marco Aurélio deve ganhar o pleito deste ano.

Perguntados sobre qual desses candidatos possui a maior chance de vencer a eleição, independente de qual seria o voto do eleitor, cerca de 76,75% dos entrevistados acredita que o prefeito conquistaria a vitória.

Continua depois da publicidade

Ele é seguido por Marcelo Strama, com 9%. Pastor Raimundo ­Belmiro atingiu 1,5%. Depois aparece Professor Moacyr (PSOL), com 1,25% e Aureo Bacelar (PT), com 0,75%. Os que disseram que nenhum possui a maior chance de vencer somam 3,5%. Já os que não souberam responder totalizaram 7,25%.

Flávio Abbasi está à frente na pesquisa para vereador

O vereador Flávio Abbasi (PSDB) lidera a pesquisa de intenções de voto para a Câmara de Itanhaém encomendada pelo Diário do Litoral ao Instituto Opinião.

Na pesquisa espontânea, Abbasi, que foi o terceiro mais votado em 2012 com 1.200 votos, obteve 3,75% das intenções do eleitorado. Em segundo lugar ficou o 1º secretário da Câmara, Rodrigo Dias (SD), com 2,5%, seguido por Luiz Alfredo Esportes e Peterson Gonzaga, ambos do DEM, com 2,25%.

Na sequência aparecem o vereador Hugo Di Lallo (PPS), Wilson RH (PMDB) e Zequinha (SD), com 2%. Silvinho Investigador (PSDB) atingiu 1,75%. Empatados com 1,5% estão os vereadores Dr. Alder (SD) e João Rossmann (PMDB), além do candidato Naldo do Gabinete (PMDB).

Já Naldo da Bodeguita (PSDB), Neiva Guidolin (SD) e Valdir da Lotação (SD) somaram 1,25% cada. Ainda com 1% estão empatados Marcial (PPS) e Mazinho (PSDB).

Ausentes

Candidatos à reeleição, os vereadores César Augusto de Souza Ferreira, o Cesinha (PSB) e Conrado Carrasco (Rede) não alcançaram 0,5%. Os indecisos ou que não sabem em quem vão votar somam 38,50%. Entre os que anulariam o voto ou não votariam em ninguém para vereador estão em 12,50%.

Entenda como foi distribuída a amostragem da pesquisa

Para realizar as 400 entrevistas com eleitores na pesquisa encomendada pelo Diário do Litoral, o Instituto Opinião Pesquisa, Análise e Consultoria Ltda. dividiu a cidade de Itanhaém em sete grandes regiões, subdivididas em 15 regiões menores.

A maioria das entrevistas foi realizada na região de Suarão (19%). Ela era composta por três sub-regiões, a um (Campos Elíseos, Loty, Marrocos e Verde Mar), com 4% da amostra, a dois (Jardim Suarão Interior, Suarão e Jardim Suarão Praia), com 6%, e a três (Nossa Senhora de Sion, Nova Itanhaém Interior e Nova Itanhaém Praia), com 8%.

Na sequência, ficaram o Centro e Cibratel, ambas com 17%. O Centro concentrou as sub-regiões quatro (Guarda Civil, Laranjeira, Savoy e ­Satélite), com 9%, a cinco (Cidade Anchieta, Ivoty, Mosteiro, Vila São Paulo, Centro, Baixio e Guarau), com 8%. Já o Cibratel abrigou as subdivisões nove (Belas Artes e Praia dos Sonhos), com 9% e dez (Cibratel, Corumbá e Cibratel II), com 8%.

A região Tropical concentrou 15% da amostragem. Dela fazem parte as sub-regiões seis (Oásis), com 8%, sete (Tropical e Rio Acima), com 5%, e oito (Aguapeu e Raminho), com 2%. Já no Sabaúna estavam 14% dos entrevistados. Nela estavam as subdivisões 14 (Cibratel Chácaras e Sabaúna) e 15 (Guapiranga e Umuarama), ambas com 7%.

Já as regiões que concentraram o menor número de eleitores foram Jamaica e Jardim Anchieta, com 9% cada. A Jamaica é composta pela sub-região 11 (Bopiranga, Tupy, Gaivota Praia e Jamaica Praia). Já no Jardim Anchieta estão as regiões 12 (Gaivota Interior, Jamaica Interior e São Fernando), com 5% e 13 (Jardim Anchieta e ­Jardim Coronel), com 4%.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software