Evento acontece no Parque Tecnológico de Santos e promete movimentar o ecossistema de inovação da região / Raimundo Rosa/PMS
Continua depois da publicidade
O ESG Challenge 2025, uma das principais iniciativas do ColaBora Mundo, começa nesta segunda-feira (27) no Parque Tecnológico de Santos e promete movimentar o ecossistema de inovação da região.
O evento reúne universitários e empreendedores com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras voltadas às demandas do Porto de Santos, tendo como tema central “Justiça Climática”.
Continua depois da publicidade
Com uma premiação total de R$ 36 mil e suporte técnico especializado para os melhores grupos, o desafio consolida a Baixada Santista como um dos principais polos regionais de debates sobre ESG (Environmental, Social and Governance), inovação e empreendedorismo.
Além de incentivar ideias criativas, o evento é Carbono Neutro, graças à atuação de empresas responsáveis pela elaboração do Inventário Ambiental e compensação de créditos de carbono. Assim, todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas durante o evento serão neutralizadas, reduzindo o impacto ambiental ao mínimo.
Continua depois da publicidade
De acordo com Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos, o ESG Challenge 2025 reforça a parceria entre o Parque e a Autoridade Portuária de Santos (APS), criando um ambiente propício para que jovens e empreendedores proponham soluções que melhorem a vida da população e fortaleçam a economia local.
“Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes. Este evento é uma oportunidade de unir esforços entre governo, empresas e universidades para gerar ideias que tragam impacto positivo para a cidade e para o Porto”, destacou Bittencourt.
O Instituto Litoral Paulista de Inovação e Startups (ILIS) também é um dos apoiadores da iniciativa. Segundo o presidente do ILIS, Adriano Rodrigues, o desafio tem como missão fomentar ideias que possam se transformar em startups sustentáveis, com mentoria, incubação e apoio técnico.
Continua depois da publicidade
“As equipes trabalham em soluções reais para problemas do Porto, com foco em justiça climática e inovação. Além do prêmio em dinheiro, o objetivo é criar empresas que já nasçam com um modelo de negócio voltado à nova economia digital”, explicou Rodrigues.
A Data Overseas, startup deeptech vencedora da edição de 2024, retorna neste ano como mentora das novas equipes. Especializada em Inteligência Artificial e circularidade, a empresa desenvolveu um projeto de gestão e monitoramento de resíduos e vazamentos ambientais no Porto de Santos, que já está em fase-piloto.
Segundo Flávia do Valle, uma das sócias da startup, a participação no desafio foi decisiva para o crescimento da empresa.
Continua depois da publicidade
“O ESG Challenge nos abriu portas para outros programas e parcerias. Hoje, estamos concorrendo a uma bolsa de R$ 100 mil para desenvolver soluções para o Porto de Itaqui, no Maranhão. Queremos retribuir todo o apoio que recebemos”, afirmou.
Local: Teatro Municipal de Santos
A cerimônia reúne autoridades, prefeitos e especialistas de todo o país, com palestra magna da jornalista Rosana Jatobá, referência nacional em sustentabilidade, além de apresentações culturais que celebram a identidade criativa e portuária de Santos.
Local: Parque Valongo
O espaço se transforma em um hub de experiências, com startups, empresas e instituições de ensino apresentando projetos de inovação, sustentabilidade e economia azul. A programação inclui palestras, painéis temáticos e rodadas de conversa com especialistas de renome, promovendo o intercâmbio de ideias e o fortalecimento do ecossistema regional.
Continua depois da publicidade
O ESG Challenge 2025 é uma realização da Autoridade Portuária de Santos (APS), Parque Tecnológico de Santos e Sebrae-SP, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos e de diversas instituições do ecossistema regional de inovação.