Cotidiano
Vídeos e fotos registrados por moradores mostram o mar tomando áreas residenciais e comerciais em plena zona urbana
A força das ondas, que passaram por cima do calçadão, também ameaça o comércio local / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
A forte ressaca que atinge o litoral de São Paulo nesta terça-feira (29) provocou cenas impressionantes na Baixada Santista. No bairro do Embaré, em Santos, o mar avançou pelas calçadas e invadiu garagens de prédios na região da Avenida Siqueira Campos, o conhecido Canal 4. Matéria em atualização.
A força das ondas, que passaram por cima do calçadão, também ameaça o comércio local – alguns lojistas tentaram conter a água usando rodos nas portas para evitar alagamentos.
Continua depois da publicidade
Vídeos e fotos registrados por moradores mostram o mar tomando áreas residenciais e comerciais em plena zona urbana. Objetos foram arrastados e a água atingiu pontos que, normalmente, estão longe da faixa de areia. Assista abaixo:
O avanço das ondas nas garagens pegou moradores de surpresa, gerando prejuízos imediatos.
Continua depois da publicidade
Segundo alerta emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH) e pela Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista, a previsão é de ondas de até 3,5 metros atingindo a costa nos próximos dias.
Na Ponta da Praia, outro ponto afetado pela ressaca, a água também chegou até as vias e estruturas da orla, atingindo quiosques e áreas de lazer. Veja nas imagens abaixo os estragos da ressaca na região da Baixada Santista:
A Defesa Civil alerta para que a população evite circular pela orla e mantenha distância da praia até que o cenário se estabilize.
Continua depois da publicidade
A CET realizou interdições em pontos da avenida Bartholomeu de Gusmão, nas regiões do Embaré e da Ponta da Praia. Veja o estado da região:
As autoridades seguem monitorando o fenômeno e reforçam a recomendação para que embarcações e banhistas evitem o mar durante o período de instabilidade.
Moradores do bairro Ocian, na Praia Grande, relataram avanço do mar, que conseguiu alcançar a calçada da região e arrastar lixeiras.
Continua depois da publicidade
Na Praia das Astúrias, no Guarujá, a extensa faixa de areia sumiu completamente com a ressaca desta terça.
Itanhaém
Na cidade de Itanhaém, a maré começou a subir por volta das 16h desta terça-feira, o que causou alagamentos em diversos pontos do município.
Continua depois da publicidade
Além do Centro, ruas mais afastadas também foram tomadas pela água, dificultando o tráfego e imobilizando veículos. A situação se agravou ao anoitecer, por volta das 18h30.
A Guarda de Trânsito está atuando nos locais afetados, monitorando as vias e orientando os motoristas para garantir a segurança.
Continua depois da publicidade