X

Cotidiano

Manifestações na USP são feitas por minoria, diz reitor

João Grandino Rodas participou de debate e relançar o livro Direito e Economia da Concorrência na Fundação Getulio Vargas (FGV), na capital paulista

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/10/2013 às 22:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, afirmou nesta quarta-feira, 30, que as manifestações na instituição são feitas por uma minoria de alunos, que usa métodos violentos. "Não se justifica pura e simplesmente, justamente no momento em que há um progresso tão grande que uma minoria queira, por métodos violentos, bloquear tudo", afirmou, após participar de debate e relançar o livro Direito e Economia da Concorrência na Fundação Getulio Vargas (FGV), na capital paulista.

De acordo com Rodas, apesar do imbróglio na universidade já durar quase um mês, "a USP continua com praticamente todas as suas aulas e seus dias normais". "Isso mostra que a universidade não está engajada nesse movimento radical, que possui um conteúdo ideológico que passa de longe a questão da universidade em si", disse. Os estudantes, que protestam desde o início do mês, reivindicam eleições diretas para reitoria, diretorias de unidades e chefes de departamento, fim da lista tríplice (que permite a intervenção do governador na escolha da reitoria), entre outras demandas.

Segundo Rodas, no entanto, depois da reunião entre direção e estudantes, no último dia 2, "houve um enorme avanço" em relação às demandas estudantis. "Eu não só marquei a data da reunião, como institui uma semana de debate", disse. Ele ponderou que o avanço poderia ter sido maior, mas disse "que não é possível se conseguir tudo em um dia só". O reitor listou algumas aprovações do Conselho Universitário como conquistas. "Não se imaginava que o Conselho aprovasse a questão da participação maior dos pretos, pardos e índios, e ela foi aprovada", exemplificou.

Segundo ele, o término do segundo turno e a prévia eleitoral obrigatória, que também foram aprovadas, representam outros avanços. "E mais do que isso já se fixou uma data, que não pode ser mudada, no ano que vem para continuação dessas discussões. Nunca houve antes um progresso deste nível", afirmou, ressaltando que sua avaliação era uma análise de "pessoa física e não do reitor".

Apesar dos avanços que o reitor considera ter conquistado, parte dos alunos continua planejando protestos. O movimento estudantil da USP convocou para hoje um ato público com entidades, movimentos sociais, sindicatos e professores aliados. "É o momento de mostrar que nossa mobilização conta com a solidariedade e o apoio de um amplo e importante setor dentro e fora da USP", diz o convite na página do Facebook do DCE. Há também previsto uma reunião entre estudantes para esta quinta-feira, 31, às 10h. "A chance de que nosso movimento tenha vitórias é real, desde que permaneçamos atentos", diz o outro convite.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter