X
Cotidiano

Mamas serão confeccionadas para mulheres mastectomizadas em São Vicente

Oficina será terça-feira (23); Prótese de alpiste devolve a aparência dos seios

A retirada do seio é uma das consequências do câncer de mama. Pensando nisto, a oficina “Mulheres em ação” visa confeccionar próteses mamarias de alpiste que serão doadas a ONGs e mulheres mastectomizadas. A atividade, realizada pela Associação Amigos da Vila Valença (AAVV), será na terça-feira (23), das 9h30 às 12h, no Fundo Social de Solidariedade (Rua Benedito Calixto, 205 – Centro). Para participar é necessário levar 1 quilo de alpiste e um par de meias ¾, fio 20 ou 40.

“Nossa intenção é trabalhar a autoestima da mulher que teve a mama retirada, porque muitas entram em depressão. É um processo delicado, principalmente pela questão da estética. Além disso, o corpo pode rejeitar a prótese interna e muitas nem tentam colocar por não possuir condições financeiras. Então a mama de alpiste vem como alternativa.”, afirma Clarice Carmo, presidente da AAVV.

Paralelamente, acontecerá a oficina de turbante e de almofadas terapêuticas, coordenada pela Assessoria Especial de Políticas Públicas da Mulher. Lenços e mechas de cabelo também serão arrecadados para quem luta contra a doença. A Secretaria de Saúde (Sesau) apoiará a iniciativa, doando o material que protege as mamas de alpiste, assim as mulheres contempladas poderão entrar na água sem se preocupar em afetar o tecido. No local, contribuirão com aferição da pressão arterial e glicemia, além da roda de conversa conscientizando sobre o câncer de mama.

Inspiração- Os membros da Associação Amigos da Vila Valença realizaram a primeira oficina no ano passado. A motivação surgiu depois de assistirem a um programa televisivo que mostrava a história da mulher responsável por começar a confecção das mamas de alpiste em 2016. A prótese externa, como também é chamada, se molda ao corpo, resgatando a aparência natural do seio. Outro ponto positivo é a facilidade de confeccionar e o baixo custo.  

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Visita monitorada ao Jardim Botânico de Santos ensina e incentiva compostagem

O evento integra a ampla programação da Semana Lixo Zero (SLZ), promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil

EMPREGOS

PAT de Praia Grande está com novas oportunidades

Necessário ter experiência, mais de 18 anos e cadastro na unidade

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software