Cotidiano
Trecho não duplicado foi o primeiro a receber as primeiras praças de pedágios, logo após os seis primeiros meses da concessão
O novo pórtico de cobrança foi instalado em um ponto estratégico / Márcio Ribeiro/DL
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Pista simples, vários trechos com asfalto irregular, alto risco de acidentes, trechos sem pintura, ausência de tachas refletivas (olho de gato) e placas de trânsito insuficientes. Este é o cenário da rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no trecho não duplicado que fica entre Peruíbe e Miracatu. Apesar disso, a concessionária que administra o local instalou o terceiro pórtico de cobrança de pedágio apenas neste local.
O novo pórtico de cobrança foi instalado em um ponto estratégico, logo na saída do Distrito de Ana Dias (Itariri), e quem acessa (ou deixa) Peruíbe pela Rodovia Coronel Rodolpho Petenná (antiga estrada da Banana). Ou seja, quem vai para a BR-116 ou volta dela não terá escapatória.
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Esse trecho não duplicado, precário e perigoso, foi o primeiro a receber as primeiras praças de pedágios que chegaram logo após os seis primeiros meses da concessão. Além dessa nova, na altura de Ana Dias, tem uma antes de Pedro de Toledo e outra depois da cidade. Todas as três ainda estão fora de operação.
Conforme definido previamente no contrato de concessão, na primeira etapa estão previstos pedágios eletrônicos nos km 236, 360, 369 e 389 da rodovia SP-055.
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O sistema de pedágio eletrônico nesses locais poderá entrar em operação somente após os trabalhos iniciais, com a conclusão de melhorias e o cumprimento de exigências de segurança e conforto para os usuários.
O valor da tarifa, definido em edital, será de aproximadamente R$ 2. O sistema também prevê desconto para usuários frequentes, que pode chegar a até 20%.
No dia 19 de agosto, o governo do estado anunciou que os moradores de Ana Dias terão isenção no pagamento da tarifa, mas não detalhou ainda de que forma isso será feito.
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Está prevista a instalação de até 22 equipamentos de fiscalização de velocidade ao longo dos 212 km sob responsabilidade da concessionária Novo Litoral (SP-088, SP-098 e SP-055), com prioridade para os trechos com maior incidência de acidentes, conforme contrato de concessão.
A proposta de localização já foi protocolada na ARTESP, que fará a validação dos locais em parceria com o DER-SP. A instalação e o início da operação dos equipamentos dependem dessa definição, com previsão de conclusão até o fim deste ano.
De acordo com a CNL, os motoristas já contam com uma estrutura operacional completa e ativa 24 horas por dia, que inclui atendimento pré-hospitalar com UTIs móveis, remoção de veículos, inspeção viária, combate a incêndios e oito Postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs).
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Paralelamente, está em andamento um amplo programa de conservação viária, com foco na melhoria do pavimento, sinalização, drenagem, contenções e outros aspectos fundamentais para garantir mais segurança, conforto e fluidez no tráfego.