Governo do SP educacao
Governo do SP educacao mob

Mais de mil toneladas de entulho são recolhidas durante mutirão de limpeza em PG

Ação que já atendeu Melvi, Samambaia e Esmeralda está sendo realizada no Ribeirópolis

Comentar
Compartilhar
19 MAI 2020Por Da Reportagem17h02
Além do entulho recolhido, 131 toneladas de toneladas de itens inservíveisFoto: Divulgação/PMPG

A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) de Praia Grande está realizando desde março mutirões de limpeza com trabalhos como varrição, pinturas de guias, retirada de entulho e itens inservíveis de áreas públicas, capinação e raspagem de areia da sarjeta. Desde o início da ação, que já atendeu os Bairros Melvi, Samambaia e Esmeralda, 1.126 toneladas de entulho descartado irregularmente pela população em áreas públicas foram recolhidas pelas equipes. Na manhã desta segunda-feira (18), o serviço foi iniciado no Bairro Ribeirópolis e deve seguir no local por aproximadamente 15 dias.

Além do entulho recolhido, 131 toneladas de toneladas de itens inservíveis (como móveis e eletrodomésticos velhos) também foram coletadas e 148 mil metros de vias fforamvarridas, tiveram a areia da sarjeta raspadas e as guias pintadas.

Os trabalhos seguem ações iniciadas em 2019 dentro do programa Cidade Total, que levou diversos serviços públicos, concentrados por bairros, e atendeu 100% da Cidade no último ano.

O secretário de Serviços Urbanos, KatsuYonamine, explicou a importância das ações. “Os trabalhos não somente mantêm a Cidade limpa, mas também trazem benefícios em toda área urbana. Por exemplo, a limpeza das vias e a raspagem de areia das sarjetas previne que esses itens possam ser carregados para a rede de drenagem, prejudicando o escoamento de águas pluviais. Além disso, a pintura de guias é importante para a visibilidade de condutores de veículos e de pedestres, especialmente em rotatórias viárias”.

Serviços

Praia Grande oferece diversos serviços de manutenção e limpeza. Além da coleta de lixo domiciliar e coletiva, ambas seguindo o mesmo cronograma; a população conta ainda com o projeto Rapa Treco (com recolha de itens inservíveis como móveis e eletrodomésticos velhos) semanalmente, e 18 unidades Ecopontos (temporariamente funcionando de segunda a sexta-feira). Todas as ações continuam atendendo durante o período de quarentena ao combate do Covid-19. Cronograma completo das atividades realizadas pode ser conferido no site http://praiagrande.sp.gov.br/administracao/projeto.asp?cdSecretaria=72.