Todo brasileiro conhece um Silva mas você sabe o que esse nome significa / Divulgação/Ricardo Stuckert
Continua depois da publicidade
Dentre milhares de sobrenomes presentes no Brasil, 5 se destacam pela frequência que encontramos. Segundo os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35% da população brasileira possui um desses sobrenomes.
Mas será que todos são primos distantes? A verdade por trás da origem e da popularização desses sobrenomes é mais curiosa do que parece.
Continua depois da publicidade
A maior parte dos sobrenomes brasileiros tem origem na colonização portuguesa do País. Mas não são todos, existem sobrenomes que foram herdados de indígenas e pessoas escravizadas e alguns outros imigrantes.
Leia também, Cidade próxima ao Brasil oferece o melhor estilo de vida da América
Continua depois da publicidade
De acordo com o IBGE, o sobrenome mais comum no Brasil é o Silva, com 34.030.104 de pessoas. Sua origem vem de Portugal, mas também já foi documentada na Itália e na Espanha.
Seu significado se remete ao latim que quer dizer "Floresta" ou "Selva". Alguns historiadores discutem sobre o surgimento desse sobrenome, a faixa mais aceita é que tenha surgido no século 11, relacionado ao símbolo de uma das famílias mais nobres da Península Ibérica.
Em segundo lugar vem o sobrenome Santos, ao conceito de "Santos" da Igreja Católica. Segundo o IBGE, no Brasil existem cerca de 21.367.475 pessoas com o sobrenome Santos.
Continua depois da publicidade
Devido ao domínio da Igreja Católica, é difícil definir em qual país surgiu o sobrenome. Contudo, é levantada a hipótese de ter surgido durante a Idade Medieval com os cavaleiros ibéricos para as pessoas que nasciam no "Dia dos Santos".
Confira também, Cidade une oportunidade de emprego com qualidade de vida e vira capital do sucesso
A terceira posição ficou para o sobrenome Oliveira que, de acordo com o Censo, conta com 11.708.947 de pessoas registradas.
Continua depois da publicidade
O sobrenome se remete àqueles que cuidavam da colheita das olivas. Ele foi adotado por pessoas que viviam perto de olivais, como é o caso do norte de Portugal.
Por muitos anos, serviu como uma alcunha para identificar a origem ou o ofício da pessoa que trabalhava no cultivo de oliva.
Com mais de 9 milhões de pessoas no Brasil, a quarta colocação fica com o sobrenome Souza.
Continua depois da publicidade
De origem portuguesa, os "Souzas" eram aqueles que viviam na margem do rio Sousa, no Norte de Portugal. Ao longo dos anos, o nome foi tendo variações, sobretudo do 'S' para o 'Z'.
Segundo alguns especialistas, a primeira pessoa a assumir este sobrenome foi a ilustre figura de Dom Egas Gomes de Souza, proprietário das terras em que passava o rio Sousa, localizado na região do Minho, em Portugal.
O 5° sobrenome mais comum no Brasil é o Pereira, com mais de 6 milhões de registros em todo o País. Sua origem é muito discutida, mas é possível que tenha surgido, assim como alguns já citados, na Península Ibérica.
Continua depois da publicidade
O primeiro Pereira a chegar ao Brasil teria sido o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549.
Além disso, de acordo com historiadores, Pereira foi adotado por muitos judeus convertidos ao catolicismo (cristãos-novos) para fugir da perseguição.
Confira algumas celebridades que carregam os sobrenomes mais comuns do país:
Continua depois da publicidade