X

Cotidiano

Mais de 270 mil usuários utilizaram as Travessias Litorâneas no Carnaval

Motoristas contaram com equipes de apoio ao trânsito pela primeira vez nas Travessias e um novo aplicativo das travessias

Da Reportagem

Publicado em 07/03/2019 às 19:51

Atualizado em 07/03/2019 às 19:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No total, foram 907 profissionais envolvidos nas oito travessias / Divulgação/Dersa

A Operação Carnaval Mais Seguro, da Secretaria de Logística e Transportes (SLT), registrou a passagem de mais de 275 mil usuários nas oito travessias litorâneas (litoral norte, centro e sul) administradas pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário, de sexta-feira (1º/3) a quarta-feira (6/3). Desse total, mais de 160 mil foram veículos (automóveis e motos). Além disso, foram 6.310 viagens realizadas com as embarcações.

Para atender a demanda desse feriado prolongado, o Governo de São Paulo desencadeou uma série de medidas para agilizar o serviço e dar mais segurança aos usuários, como o aumento do efetivo, a manutenção noturna das embarcações, o trabalho inédito de apoio ao trânsito nas filas e o reforço da sinalização e da orientação aos usuários, com a instalação de banners e 13 novos PMV´s (painéis com informações em tempo real sobre a travessia) em pontos estratégicos.

Travessia Santos/Guarujá

Mais de 110 mil veículos passaram pelo sistema, que recebeu o reforço de uma balsa, a FB-15, com capacidade para 24 veículos, e contou com seis embarcações no total durante o período. A manutenção noturna, implantada pela nova gestão da DERSA, evitou que paradas de embarcações no período matutino – quando há maior movimento nas travessias – atrapalhassem a operação. A média do tempo de embarque esteve dentro dos padrões considerados normais para um feriado de grande fluxo de veículos: em Santos foi de 25 minutos e no Guarujá foi de 27 minutos. Destaque para o sábado (2/3) e a terça-feira (5/3) em que os tempos de embarque não passaram de 15 minutos e registraram até passagem livre de carros para as balsas – sem fila, portanto.

Travessia São Sebastião/Ilhabela

O sistema contou com oito embarcações, sendo sete balsas e uma lancha de passageiros. Mais de 29 mil veículos utilizaram a travessia e as médias de tempo de embarque também ficaram dentro dos padrões para um feriado prolongado: em São Sebastião foi de 40 minutos e em Ilhabela foi de 37 minutos. Como ocorreu em Santos/Guarujá, também houve momentos de embarque sem filas em São Sebastião/Ilhabela.

Litoral Sul

O destaque foi para as travessias Cananéia/Ilha Comprida e Iguape/Juréia que também contaram com o reforço de mais uma balsa cada uma, totalizando duas embarcações em cada sistema. Quase 6 mil veículos utilizaram o sistema Cananéia/Ilha Comprida e 2.211 veículos passaram pela travessia Cananéia/Continente.

Estrutura

No total, foram 907 profissionais envolvidos nas oito travessias sendo 652 funcionários somente na área operacional, efetivo 5,2% superior ao ano passado, quando neste departamento atuaram 620 pessoas.

Pela primeira vez, a DERSA colocou equipes de apoio ao trânsito, em conjunto com os órgãos de trânsito municipais para auxiliar na organização das filas nos viários municipais. Outra novidade foi a equipe de manutenção noturna que esteve de plantão 24h, evitando assim, que certos serviços fossem realizados nas embarcações no período matutino, interferindo nas operações.

A sinalização também esteve reforçada com 70 banners indicativos, 600 cones e 13 novos painéis de mensagens variáveis (PMV´s). Além disso, foram distribuídos cerca de 20 mil folhetos com orientações de segurança e informações gerais sobre as travessias, tanto para os motoristas, quanto para os ciclistas e pedestres.

Em São Sebastião, no litoral norte, a DERSA disponibilizou uma estrutura reforçada com sanitário, fraldário e pontos de hidratação na área de fila da balsa. O Projeto Verão no Clima, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente fez uma "blitz" com monitores abordando os usuários com dicas e orientações sobre preservação ambiental. Parceiros realizaram atividades lúdicas ligadas ao carnaval, como marchinhas com o tema do lixo no litoral e distribuíram água e lixeiras para os carros.  A iniciativa também foi realizada na Travessia Santos/Guarujá.

Aplicativo das Travessias Litorâneas

Desde que foi lançado, juntamente com a Operação Carnaval Mais Seguro, em 28/2, o aplicativo das Travessias Litorâneas já contabilizou mais de 1.100 downloads. Com o app gratuito, o motorista conta com informações em tempo real sobre as condições das Travessias e imagens das câmeras de monitoramento da DERSA. O aplicativo está disponível para o sistema android gratuitamente para download no Google Play.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter