Governo SP

Mais de 260 mil usuários são esperados nas travessias de balsas durante a Páscoa

O maior movimento é previsto para a Travessia Santos/Guarujá, onde são esperados mais de 122 mil usuários

Comentar
Compartilhar
16 ABR 2019Por Da Reportagem15h33
A Operação Páscoa 2019 nas Travessias Litorâneas terá início à 0h de quinta-feira (18)Foto: Divulgação/Dersa

A Operação Páscoa 2019 nas Travessias Litorâneas terá início à 0h de quinta-feira (18) e terminará às 24h de domingo (21/4). Neste período, a expectativa é que 263.819 usuários utilizem os serviços administrados pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, no litoral norte, centro e sul, sendo 133.159 veículos, 40.095 bicicletas e 90.565 pedestres. 

O maior movimento é previsto para a Travessia Santos/Guarujá, onde são esperados mais de 122 mil usuários, sendo quase 95 mil veículos. Em seguida, vem a Travessia São Sebastião/Ilhabela, com previsão de mais de 51 mil usuários, sendo mais de 23 mil veículos.

Para atender a grande demanda deste feriado, algumas ações desenvolvidas no Carnaval foram mantidas, como a utilização de novos PMV,s (Painéis de Mensagens Variáveis) em pontos estratégicos dos viários municipais, informando os motoristas sobre o tempo de embarque, quantidade de embarcações em operação e orientações gerais. As manutenções noturnas continuam, possibilitando que eventuais reparos das embarcações sejam feitos em período de menor fluxo, evitando interferir, sempre que possível, nos horários de pico da operação.

Ao todo, serão 652 profissionais da área operacional envolvidos.

Novos motores

Com investimento de mais de R$ 10 milhões, foram adquiridos 30 novos motores, modelo DI13 de 400HP, além de peças sobressalentes. Algumas destas unidades, mais modernas, potentes e menos poluentes, já equipam algumas embarcações das Travessias Litorâneas, enquanto outras estão em processo de instalação. O objetivo é deixar as balsas e lanchas mais ágeis, diminuindo a necessidade de manutenções e, consequentemente, de paradas.

Canais de Comunicação

É importante que os usuários programem a viagem antecipadamente e consultem as informações das Travessias Litorâneas disponíveis pelo site https://www.dersa.sp.gov.br/travessias/, Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711.

O usuário também tem à disposição o aplicativo Travessias, que pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play, e traz as condições das balsas, imagens em tempo real e tempo de espera estimado. 

Movimentação

Colunas

Contraponto