O desassoreamento acontece das 7h às 13h / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A Prefeitura segue no quarto dia de trabalho para desassorear o canal 2, entre o trecho de comporta até o mar, que ficou completamente coberto por areia após a maré alta e a ressaca ocorridas no início de julho.
Desde que o trabalho foi iniciado, no dia 16 no canal 3, já foram retiradas 2.340 toneladas, sendo 960 em três dias, no canal 2.
Continua depois da publicidade
O desassoreamento acontece das 7h às 13h, para garantir a segurança dos banhistas que costumam frequentar a praia em maior número no período da tarde. O trabalho acontece com apoio de duas retroescavadeiras e quatro caminhões que levam a areia de volta aos pontos onde houve a erosão: Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.
No canal 3, foram retiradas 1.380 toneladas, que correspondem a 86 viagens de caminhões repletos do material. Pelo trabalho realizado até o momento, a secretária de Serviços Públicos, Fabiana Ramos Garcia Pires, estima que volume de areia do canal 2 será maior que o retirado do canal 3.
Continua depois da publicidade
O desassoreamento é sempre iniciado pelo canal 3 por ter uma bacia de drenagem mais baixa que os demais. "É mais suscetível a provocar alagamentos nas ruas próximas de seu entorno. A boca do canal deve estar limpa para que ás águas corram mais rápido e não encham as vias. Muitas vezes, o canal não está cheio, mas se existe um obstáculo próximo à saída da água que vem das ruas, acaba enchendo".
Previsões
A perspectiva é de que o serviço no canal 2 termine na próxima semana. Se não ocorrer nenhum outro fenômeno de maré alta ou ressaca que obrigue as equipes retornarem ao canal 3, o canal 1 será o próximo a passar pelo procedimento. Conforme a previsão do tempo, haverá chuva forte no início da semana, o que deve colaborar para o desassoreamento natural. "A força da água fará uma limpeza hidráulica".
Continua depois da publicidade