X

Cotidiano

Mais de 23 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Santos

A imunização realizada em 28 postos de saúde será retomada na quarta-feira (2), após o feriado prolongado do Dia do Trabalho

Da Reportagem

Publicado em 27/04/2018 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

23.238 pessoas já foram vacinadas em Santos / Divulgação/PMS

Em apenas cinco dias de campanha contra a Influenza (gripe), 23.238 pessoas já foram vacinadas em Santos, uma média de 4.600 por dia, sendo a maioria delas de idosos (15.260). A imunização realizada em 28 postos de saúde será retomada na quarta-feira (2), após o feriado prolongado do Dia do Trabalho.

A dona de casa Beatriz Augusto da Silva, 23 anos, levou a filha Pietra, de quatro anos, para se vacinar nesta sexta (27) na Policlínica da Vila Mathias. “Ela tomou a vacina no ano passado e não teve nenhuma gripe”.

Outra munícipe que integra os grupos prioritários para a vacinação, a aposentada Judite Gomes da Costa, 70 anos, também buscou proteção na mesma unidade. “Tomo (a vacina) todo ano. Mesmo quando pego gripe ela vem mais fraca”.

A campanha prossegue até 1º de junho de segunda a sexta, das 9h às 16h, e também está programado um Dia D em 12 de maio (sábado). A vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Yamagata) e é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde (serviços públicos e particulares), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos (mais de 60 anos).

Também para povos indígenas, professores, doentes crônicos e outras condições especiais (como hipertensos e diabéticos), adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (Fundação Casa – 12 a 21 anos), presos e funcionários do sistema prisional. Já pessoas alérgicas a ovo e crianças menores de 6 meses de idade têm contraindicação e não podem tomar a vacina.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças), além de crachá ou documento de identificação profissional (trabalhadores da saúde e sistema prisional e professores) e declaração ou receita médica dos últimos três meses para comprovar a doença crônica ou condição especial. Se tiver, é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS.

Acamados

Os pacientes acamados ou com restrição de mobilidade podem ser vacinados em domicílio. Aqueles já acompanhados pela Seção de Atenção Domiciliar (Seadomi) e unidades de Saúde da Família não precisam se inscrever. Já nos demais casos, um familiar ou representante legal deverá comparecer a uma das 31 policlínicas da Atenção Básica de segunda a sexta, das 9h às 16h, a partir de segunda (23) até 10 de maio.

No ato é preciso apresentar cópias do documento de identificação do paciente (RG ou CNH, por exemplo) e do comprovante de residência, além de assinar declaração de que o paciente tem limitações e necessita da vacinação em domicílio. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter