Implantação do VLT deve impulsionar a valorização imobiliária e a revitalização dos bairros por onde passará / Imagem feita por IA/Freeppik
Continua depois da publicidade
O maior Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já começou a ser construído em Salvador e promete revolucionar o transporte público da capital baiana e de seus subúrbios. Inclusive são esperados pelo governo estadual a geração de 2 mil empregos diretos e indiretos.
O VLT ligará os bairros históricos da Cidade Baixa à orla e aos subúrbios, oferecendo uma alternativa de mobilidade eficiente, com conforto, sustentabilidade e integração urbana.
Continua depois da publicidade
Com 36 quilômetros de extensão, 34 estações e tecnologia de ponta, a iniciativa representa um marco na infraestrutura local, apostando em vagões elétricos, silenciosos e sustentáveis.
O antigo sistema ferroviário da cidade, desativado em 2021, transportava cerca de 15 mil passageiros por dia.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que o VLT contribua para a redução dos congestionamentos diários e da poluição, problemas recorrentes em Salvador.
A implantação do VLT deve impulsionar a valorização imobiliária e a revitalização dos bairros por onde passará, promovendo um crescimento urbano mais planejado e equilibrado.
Estima-se que o novo sistema atenda cerca de 100 mil passageiros por dia, com um investimento total previsto de R$ 5 bilhões.
Continua depois da publicidade
Em relação ao mercado de trabalho, o governo de Salvador estima a geração de aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos durante o período de obras.
A previsão é que o VLT comece as suas operações em 2027.
Enquanto isso, a segunda fase do VLT que passará pelo Centro Histórico de Santos segue sem previsão exata para começar suas operações com passageiros.
Continua depois da publicidade
*Com informações da página Click Petróleo e Gás.