Cotidiano

Maior universidade do Brasil amplia prestígio mundial e desbanca instituições da Europa

A instituição é a única da América Latina entre as 150 melhores universidades do mundo, segundo consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy

Ana Clara Durazzo

Publicado em 19/08/2025 às 09:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A USP (Universidade de São Paulo) é frequentemente reconhecida como a maior universidade do Brasil, tanto em termos de número de alunos quanto de reconhecimento e impacto na pesquisa e ensino / Divulgação/USP

Continua depois da publicidade

A Universidade de São Paulo (USP) segue como referência acadêmica internacional. Segundo o Academic Ranking of World Universities 2025 (ARWU), divulgado na sexta-feira (15) pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, a instituição é a única da América Latina entre as 150 melhores universidades do mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como São Paulo se transformou na maior cidade das Américas e na 4ª do planeta

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior igreja do Brasil tem tamanho de 20 campos de futebol e só perde para o Vaticano

• Maior shopping do Brasil surpreende com quase 600 lojas e parque de diversões

• Maior avenida do Brasil conecta três cidades, tem 1700 postes e 40 linhas de ônibus

Destaque ibero-americano

Pelo terceiro ano consecutivo, a USP aparece no grupo entre a 101.ª e a 150.ª posições, consolidando-se como a melhor universidade de toda a comunidade ibero-americana — que reúne América Latina, Portugal e Espanha.

Ao todo, mais de 2.500 instituições foram avaliadas, e as mil mais bem classificadas foram divulgadas. O Brasil teve 18 universidades incluídas na lista.

Continua depois da publicidade

Além da USP, outras instituições brasileiras também se destacaram: a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparecem no grupo entre as posições 401.ª e 500.ª.

Já a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) figuram entre a 501.ª e a 600.ª colocação.

Liderança global

O ranking, publicado desde 2003, voltou a coroar as universidades norte-americanas. Harvard ocupa o primeiro lugar pelo 23º ano consecutivo, seguida por Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Entre as dez primeiras, oito são dos Estados Unidos. As únicas exceções são a Universidade de Cambridge (4ª posição) e a Universidade de Oxford (6ª), ambas na Inglaterra.

Continua depois da publicidade

Embora a China tenha liderado em número de instituições listadas (244 contra 183 dos Estados Unidos), as universidades americanas mantêm predominância entre as 100 melhores, com 37 classificadas contra 15 da China.

Maior universidade do país

A USP (Universidade de São Paulo) é frequentemente reconhecida como a maior universidade do Brasil, tanto em termos de número de alunos quanto de reconhecimento e impacto na pesquisa e ensino.

De acordo com o jornal da USP e a CNN Brasil, embora a Univesp seja a maior em número de alunos de graduação em instituições públicas, a USP se destaca pela sua ampla gama de cursos, pesquisa e impacto global.

Continua depois da publicidade

Critérios de avaliação

O ARWU é considerado um dos rankings acadêmicos mais conceituados do mundo. Para definir a classificação, utiliza seis indicadores, como o número de ex-alunos e docentes laureados com Prêmios Nobel, a presença de pesquisadores mais citados internacionalmente, a quantidade de artigos publicados em revistas de prestígio como Nature e Science, além do impacto das pesquisas indexadas em bases de dados internacionais e o desempenho per capita proporcional ao tamanho das instituições.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software