Cotidiano
A instituição é a única da América Latina entre as 150 melhores universidades do mundo, segundo consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy
A USP (Universidade de São Paulo) é frequentemente reconhecida como a maior universidade do Brasil, tanto em termos de número de alunos quanto de reconhecimento e impacto na pesquisa e ensino / Divulgação/USP
Continua depois da publicidade
A Universidade de São Paulo (USP) segue como referência acadêmica internacional. Segundo o Academic Ranking of World Universities 2025 (ARWU), divulgado na sexta-feira (15) pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, a instituição é a única da América Latina entre as 150 melhores universidades do mundo.
Como São Paulo se transformou na maior cidade das Américas e na 4ª do planeta
Continua depois da publicidade
Pelo terceiro ano consecutivo, a USP aparece no grupo entre a 101.ª e a 150.ª posições, consolidando-se como a melhor universidade de toda a comunidade ibero-americana — que reúne América Latina, Portugal e Espanha.
Ao todo, mais de 2.500 instituições foram avaliadas, e as mil mais bem classificadas foram divulgadas. O Brasil teve 18 universidades incluídas na lista.
Continua depois da publicidade
Além da USP, outras instituições brasileiras também se destacaram: a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparecem no grupo entre as posições 401.ª e 500.ª.
Já a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) figuram entre a 501.ª e a 600.ª colocação.
O ranking, publicado desde 2003, voltou a coroar as universidades norte-americanas. Harvard ocupa o primeiro lugar pelo 23º ano consecutivo, seguida por Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Entre as dez primeiras, oito são dos Estados Unidos. As únicas exceções são a Universidade de Cambridge (4ª posição) e a Universidade de Oxford (6ª), ambas na Inglaterra.
Continua depois da publicidade
Embora a China tenha liderado em número de instituições listadas (244 contra 183 dos Estados Unidos), as universidades americanas mantêm predominância entre as 100 melhores, com 37 classificadas contra 15 da China.
A USP (Universidade de São Paulo) é frequentemente reconhecida como a maior universidade do Brasil, tanto em termos de número de alunos quanto de reconhecimento e impacto na pesquisa e ensino.
De acordo com o jornal da USP e a CNN Brasil, embora a Univesp seja a maior em número de alunos de graduação em instituições públicas, a USP se destaca pela sua ampla gama de cursos, pesquisa e impacto global.
Continua depois da publicidade
O ARWU é considerado um dos rankings acadêmicos mais conceituados do mundo. Para definir a classificação, utiliza seis indicadores, como o número de ex-alunos e docentes laureados com Prêmios Nobel, a presença de pesquisadores mais citados internacionalmente, a quantidade de artigos publicados em revistas de prestígio como Nature e Science, além do impacto das pesquisas indexadas em bases de dados internacionais e o desempenho per capita proporcional ao tamanho das instituições.