O traçado partirá do km 43 da Imigrantes, com conexão ao Rodoanel Mário Covas, e seguirá até o km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, já na Baixada / Divulgação/Ecovias
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A nova terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, terá 17,3 quilômetros de extensão em túneis escavados na Serra do Mar, conforme estudos apresentados pela concessionária Ecovias. A pista terá um total de 21,5 km, criando uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista.
O traçado partirá do km 43 da Imigrantes, com conexão ao Rodoanel Mário Covas, e seguirá até o km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, já na Baixada.
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Segundo o Governo do Estado, a nova estrutura deve melhorar significativamente o fluxo de veículos rumo ao litoral, especialmente em feriados e fins de semana, além de beneficiar o transporte de cargas com destino ao Porto de Santos.
O projeto prevê quatro túneis no total. O maior deles terá 6.023 metros de extensão, superando o da Nova Tamoios e tornando-se o maior túnel rodoviário do Brasil. Os outros três terão aproximadamente 3 km, 2,8 km e 2,5 km cada, interligados por trechos em superfície e viadutos.
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A escolha pelo uso intensivo de túneis, segundo a Ecovias, visa reduzir o impacto ambiental sobre a Mata Atlântica e preservar áreas sensíveis da Serra do Mar.
Com investimento estimado em R$ 6,5 bilhões, a obra tem entrega prevista para 2031 e duração aproximada de cinco anos. A terceira pista será bidirecional, podendo operar prioritariamente no sentido litoral, mas com possibilidade de reversão para a subida rumo à capital, conforme a demanda.
Paralelamente, o Governo de São Paulo republicou nesta segunda-feira (10) o edital de licitação do túnel imerso entre Santos e Guarujá, no Diário Oficial do Estado. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e o Ministério de Portos e Aeroportos.
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O leilão está marcado para o dia 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo, e é considerado um dos principais empreendimentos de infraestrutura do país.