Cotidiano
Segundo especialistas e estudiosos, esse número expressivo comprova que a região oferece condições ideais de alimentação e bem-estar para o animal
Apesar de seu tamanho impressionante, o tubarão-baleia não representa qualquer risco para os seres humanos / Pexels
Continua depois da publicidade
No mês de junho, o tubarão-baleia foi avistado pelo menos 20 vezes em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Segundo especialistas e estudiosos, esse número expressivo comprova que a região oferece condições ideais de alimentação e bem-estar para o animal.
O tubarão-baleia é considerado o maior peixe do mundo e pode atingir até 20 metros de comprimento — o equivalente à altura de um prédio de seis andares.
Continua depois da publicidade
A presença do tubarão-baleia tem se tornado cada vez mais comum no litoral brasileiro. Além da costa paulista, ele também foi avistado em outras regiões, como Florianópolis e Bombinhas, em Santa Catarina, e no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
Apesar de seu tamanho impressionante, o tubarão-baleia não representa qualquer risco para os seres humanos. Conhecido como o “gigante inofensivo”, ele é um animal pacífico e não deve ser confundido com os tubarões predadores.
Continua depois da publicidade
De acordo com biólogos, sua alimentação ocorre por meio de um processo de filtragem: ele abre a boca para capturar pequenos peixes e outros organismos marinhos de pequeno porte.
Em março de 2025, um tubarão-baleia foi flagrado em Ilhabela por um casal de biólogos. Como já mencionado, o animal é considerado o maior peixe do planeta, com a incrível capacidade de alcançar até 20 metros de comprimento.
Um vídeo foi publicado nas redes sociais, onde é possível ver o encantamento do casal de biólogos. Eles também são instrutores de mergulho e garantiram que não perturbaram o tubarão durante a interação.
Continua depois da publicidade