Cotidiano
Com 182 km de extensão, a nova Trilha Interparques conecta parques, represas e reservas ambientais na zona sul da cidade
A Trilha Interparques, inaugurada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), conta com 182 quilômetros de extensão / Daniel Reis/Acervo SVMA
Continua depois da publicidade
São Paulo acaba de ganhar a maior trilha urbana de sua história. A Trilha Interparques, inaugurada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), conta com 182 quilômetros de extensão e conecta áreas de conservação ambiental, parques municipais e estaduais, além de represas e reservas particulares na zona sul da cidade.
O percurso circular começa na Balsa da Ilha do Bororé, no bairro do Grajaú, e passa por pontos de interesse como os Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava.
Continua depois da publicidade
Também estão incluídos o Parque Estadual Várzea do Embu-Guaçu, a Cratera de Colônia, o Núcleo Curucutu da Serra do Mar e a RPPN Curucutu.
Descubra trilhas que transformam cidade do Litoral em paraíso do ecoturismo
Continua depois da publicidade
Além de contato direto com a natureza, os visitantes encontram estruturas como píeres com vista para a represa Billings, torre de observação com panorama para a Guarapiranga e áreas de piquenique.
Toda a trilha está sinalizada conforme o padrão da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, o que facilita a orientação. A entrada é gratuita e não exige agendamento.
Segundo o secretário municipal Rodrigo Ashiuchi, a iniciativa amplia o acesso dos moradores e turistas à biodiversidade paulistana.
Continua depois da publicidade
Ao longo do caminho, é possível observar espécies ameaçadas de extinção, como o palmito-juçara e o cedro-rosa, além de animais como bugios-ruivos, aves nativas e quatis.
Maior trilha natural do Brasil tem 4 mil km e passa pelo litoral de SP; conheça
A Trilha Interparques fortalece ainda o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, gerando impacto positivo para as comunidades locais.
Continua depois da publicidade
Com a crescente procura por atividades ao ar livre, o projeto reforça São Paulo como destino de ecoturismo urbano, unindo lazer, saúde e educação ambiental.