Os alunos estão conhecendo a história, as cargas, os terminais e os impactos positivos e negativos do maior porto da América Latina / Divulgação
Continua depois da publicidade
A união de uma das maneiras mais tradicionais de transmitir conteúdos com as novas tecnologias está proporcionando momentos divertidos e produtivos para os alunos da rede municipal de ensino. Eles estão participando do projeto Educação Portuária, que tem como objetivo informações qualificadas sobre a relação Porto-Cidade.
Os alunos estão conhecendo a história, as cargas, os terminais e os impactos positivos e negativos do maior porto da América Latina com a contadora de histórias Camila Genaro, que utiliza um método tão antigo quanto a história da humanidade mas que permanece mais atual do que nunca.
Continua depois da publicidade
Em seguida, os estudantes têm a oportunidade de fazer uma visita virtual por dentro do Porto de Santos, com o auxílio de um óculos 3D. O vídeo exclusivo, desenvolvido pela produtora Release Eletrônico, permite conhecer todos os terminais do porto, acompanhar a movimentação de cargas e até entrar no canal do estuário como se estivesse a bordo de um navio, na cabine do capitão.
Continua depois da publicidade
Além destas atividades, o projeto Educação Portuária também está distribuindo cartilhas educativas para os alunos e vai disponibilizar uma apostila aos educadores, caso queiram aprofundar a abordagem do assunto em sala de aula.
Concurso- Ao final do projeto, será realizado um concurso cultural, em duas categorias: texto e imagem. Os autores dos melhores trabalhos de cada categoria receberão como prêmio um tablet.
Segundo o jornalista Marco Santana, diretor da Marco Zero Conteúdo, realizadora do projeto, o objetivo do projeto é oferecer informações qualificadas sobre a relação Porto-Cidade. 'Apesar de o Porto de Santos ser a grande mola propulsora do desenvolvimento da região, muitos moradores ainda desconhecem aspectos como quais as cargas movimentadas, onde estão os terminais e a quantidade de navios', explica
Continua depois da publicidade
Ele explica que serão abordados também os impactos negativos, que precisam ser enfrentados, e positivos, provocados pelo porto, e o papel da Autoridade Portuária.
Uma realização da Marco Zero Conteúdo, o projeto Educação Portuária tem patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Santos, Extecil Santos e Self Logística.