Cotidiano
Mais de sete décadas depois, o que era um projeto modesto de agricultura familiar tornou-se um dos principais símbolos do agronegócio goiano e brasileiro
Em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia, está a Fazenda Jabuticabal, lar do maior pomar de jabuticabas do planeta: são 42 mil pés em produção espalhados por 172 hectares / Freepik
Continua depois da publicidade
No coração de Goiás, a apenas 35 km de Goiânia, um verdadeiro patrimônio da fruticultura brasileira floresce em abundância e história. Em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia, está a Fazenda Jabuticabal, lar do maior pomar de jabuticabas do planeta: são 42 mil pés em produção espalhados por 172 hectares.
Fundada em 1947, logo após a Segunda Guerra Mundial, a propriedade nasceu do trabalho e da visão de Antônio Batista da Silva, que começou com 7 mil jabuticabeiras. Mais de sete décadas depois, o que era um projeto modesto de agricultura familiar tornou-se um dos principais símbolos do agronegócio goiano e brasileiro.
Continua depois da publicidade
Conheça também a cidade no interior de SP que abriga o maior templo budista da América Latina.
O marco de inovação veio em 1999, com a criação da Vinícola Jabuticabal, em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Sob o comando de Paulo Antônio Silva, filho do fundador, a fazenda passou a transformar a fruta em produtos de valor agregado, vinhos, licores e aguardentes.
Continua depois da publicidade
Foi a primeira vinícola do país especializada em fermentados de jabuticaba, abrindo caminho para que o sabor e as propriedades da fruta, rica em antioxidantes e com efeitos anti-inflamatórios e antienvelhecimento, ganhassem reconhecimento nacional.
Desde 2012, a terceira geração da família Silva ampliou o foco para o ecoturismo e enoturismo. Durante a safra, de agosto a novembro, a fazenda se transforma em um destino para quem busca contato com a natureza e experiências gastronômicas.
A estrutura inclui restaurante temático, choperia, empório, cafeteria, mirante, museu e um Day Use que permite aos visitantes colher jabuticabas direto do pé. Há ainda espaços para eventos, piqueniques e degustações.
Continua depois da publicidade
Com pouco mais de 20 mil habitantes, Hidrolândia ganhou notoriedade nacional por causa da fazenda e da vinícola. A cidade sedia anualmente a Festa da Jabuticaba, que reúne barracas de comidas típicas e produtos artesanais feitos com a fruta.
O circuito turístico local também conta com o Dream Park, parque aquático que atrai visitantes de toda a região.