Fundado por Donizete Aparecido da Silva, o quiosque virou ponto obrigatório para visitantes. / Divulgação/Redes Sociais
Continua depois da publicidade
Uma das características mais marcantes da cultura alimentar brasileira é o apreço por porções generosas. O "podrão", os rodízios e as marmitas no tamanho GG são exemplos clássicos dessa preferência nacional por fartura.
E o pastel não fica de fora dessa tradição. Em Bertioga, no litoral paulista, um quiosque produziu o maior pastel do Brasil. Com impressionantes 2,94 metros de comprimento e 212 quilos, o pastel gigante do "Pastel do Trevo" conquistou o recorde nacional segundo o RankBrasil em 2020.
Continua depois da publicidade
A iguaria foi apresentada no dia 4 de outubro no programa Melhor da Tarde, da Band, comandado por Cátia Fonseca. Durante a exibição, a representante do RankBrasil, Elisângela Arruda, esteve no local para conferir peso e medidas, oficializando a marca e entregando o troféu ao estabelecimento.
No cruzamento da Avenida 19 de Maio com a Rodovia Rio Santos funciona o quiosque de Donizete Aparecido da Silva, mineiro e fundador do Pastel do Trevo. Ele se mudou para Bertioga em 1988 e montou sua primeira barraquinha acoplada a uma Perua Kombi.
Continua depois da publicidade
Com o crescimento do turismo na região, Donizete pôde substituir a estrutura antiga por um trailer, ampliando sua capacidade de atender à demanda pelo famoso pastel. Hoje, pessoas de todas as partes de São Paulo e do Brasil param no local a qualquer hora do dia para experimentar os pasteis gigantes que se tornaram uma verdadeira atração gastronômica da cidade.
Continua depois da publicidade