Cotidiano
Ações estão previstas para durarem até essa semana, e tem como propósito reforçar a atuação das Forças Armadas no estado
Tropas e equipamentos de diferentes regiões do país estão sendo enviados para a capital de Roraima / Exército Brasileiro/Divulgação
Continua depois da publicidade
Por volta de 10 mil militares participam da Operação Atlas 2025, o maior exercício militar do Brasil, que segue sendo realizado em Roraima até esta quinta-feira (9). A ação tem como propósito reforçar a atuação das Forças Armadas na Amazônia, considerada uma região estratégica para o país.
Iniciada em junho, a operação contou com uma fase de deslocamento de tropas para o extremo Norte do país. Já a segunda etapa começou em agosto, com uma simulação em Manaus (AM), e entrou na fase principal em Boa Vista.
Continua depois da publicidade
Tropas e equipamentos de diferentes regiões do país estão sendo enviados para a capital de Roraima, onde serão realizados o Apronto Operacional, que avalia a prontidão e a operacionalidade militar, e a Simulação Viva.
Um dos destaques da operação é a utilização do Sistema Astros, uma artilharia de mísseis e foguetes com alta tecnologia agregada. O treinamento envolve ações em terra, rios, mar e espaço aéreo, com o uso de meios terrestres, aéreos e fluviais.
Continua depois da publicidade
Responsável por coordenar o exercício militar conjunto, o Ministério da Defesa afirma que o objetivo da ação é melhorar a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica.
No último dia 3 de outubro, a Base Aérea de Boa Vista, localizada no bairro Aeroporto, recebeu a concentração de tropas e equipamentos para testar a logística e a integração entre as Forças. As ações estão previstas para seguirem até o dia 9 de outubro.