Cotidiano
A iniciativa oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto as atividades da Marinha e sua importância estratégica para a segurança e o desenvolvimento do país
Adquirido pelo Brasil em 2018, o navio passou a desempenhar um papel estratégico nas operações navais do país / Divulgação/Marinha do Brasil
Continua depois da publicidade
A Marinha do Brasil confirmou a chegada do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico ao Porto de Santos neste sábado (5). Considerado o maior navio de guerra da América Latina, o Atlântico é a Capitânia da Esquadra brasileira e estará aberto à visitação pública neste domingo (6), das 9h às 15h, no cais da Marinha. A entrada é gratuita.
A iniciativa oferece aos moradores da Baixada Santista e turistas a oportunidade de conhecer de perto as atividades da Marinha e sua importância estratégica para a segurança e o desenvolvimento do país.
Continua depois da publicidade
Durante a visita, o público também poderá participar de uma ação solidária. A Capitania dos Portos de São Paulo e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Santos) estão arrecadando doações voluntárias de fraldas descartáveis (infantis e geriátricas) e alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições beneficentes da região.
Construído nos anos 1990 por estaleiros britânicos, o NAM Atlântico atuou por décadas na Marinha Real do Reino Unido, participando de operações humanitárias e militares em regiões como Kosovo, América Central, Serra Leoa, Oriente Médio e Caribe. Em 2017, ajudou no socorro às ilhas caribenhas atingidas pelo furacão Irma.
Continua depois da publicidade
Adquirido pelo Brasil em 2018, o navio passou a desempenhar um papel estratégico nas operações navais do país. Com capacidade para helicópteros, veículos anfíbios e tropas de fuzileiros navais, o Atlântico pode ser empregado em missões de combate, apoio logístico, evacuação e ajuda humanitária.
Com 203 metros de comprimento, o navio conta com um convés de voo capaz de operar até sete helicópteros de grande porte simultaneamente. Também está equipado com um hospital de bordo, incluindo leitos de UTI, salas cirúrgicas e estrutura completa para atendimento médico, ampliando sua capacidade de resposta em situações de emergência ou calamidade.