Durante os três dias de evento, os participantes poderão rezar o terço coletivamente, participar de celebrações e momentos de espiritualidade, além de ouvir testemunhos de vida e conversão / Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de Aparecida (SP), no coração do Vale do Paraíba, voltará a ser palco de um dos maiores encontros de fé do país. Entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2026, o Santuário Nacional receberá a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, que promete reunir mais de 100 mil devotos de todas as regiões do Brasil.
Neste ano, o encontro traz como tema 'Com a fé de Maria, rezamos pela família', e o lema bíblico 'Eu e minha casa serviremos ao Senhor' (Josué 24,15). A proposta é incentivar a reflexão sobre a importância da oração e da presença do homem na vida familiar, inspirando-se no exemplo de Maria e José como pilares de fé, união e amor.
Continua depois da publicidade
Durante os três dias de evento, os participantes poderão rezar o terço coletivamente, participar de celebrações e momentos de espiritualidade, além de ouvir testemunhos de vida e conversão.
De acordo com o Santuário Nacional, a romaria também busca fortalecer a fé dentro das casas, 'fazendo da oração um elo entre pais, filhos e avós'.
Continua depois da publicidade
'Neste tempo de oração, os homens do terço são convidados a refletir sobre o tema, que se torna um chamado à vivência da fé no ambiente familiar, inspirador no testemunho de Maria, Mãe de Jesus, e no compromisso de José', destacou a Basílica.
As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas pelo site a12.com. Os coordenadores de grupos do Terço dos Homens devem efetuar o cadastro prévio, que auxilia na logística e na acolhida dos participantes.
Os inscritos receberão materiais especiais de evangelização e concorrerão ao sorteio de 50 capelinhas missionárias com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que visitarão as comunidades vencedoras durante o ano.
Continua depois da publicidade
O Terço dos Homens é um movimento católico formado por grupos de oração masculinos que se reúnem semanalmente em paróquias e comunidades. Seu objetivo é fortalecer a espiritualidade dos homens e incentivar o hábito da oração coletiva.
Em 2025, o encontro reuniu cerca de 90 mil participantes, consolidando-se como uma das maiores romarias acolhidas pelo Santuário Nacional. A expectativa para 2026 é superar esse número, marcando uma edição histórica em devoção, fé e fraternidade.
Continua depois da publicidade