Santos foi confirmada, mais uma vez, como sede do 39° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, o maior evento estadual da área, que em 2026 acontecerá entre os dias 8 e 10 de abril, no Santos Convention Center.
O encontro reunirá também a 22ª Mostra de Experiências Exitosas e o 15° Prêmio David Capistrano, consolidando a cidade como referência no turismo de negócios em saúde.
Pesquisa inédita em praia no litoral de SP é destaque nacional em congresso de botânica
Crescimento e expectativa
A próxima edição terá uma área de exposições 20% maior que a deste ano e deverá atrair mais de 3,5 mil participantes entre gestores, profissionais de saúde, representantes de empresas e instituições de ensino. Em 2025, o congresso recebeu 3.115 participantes de 365 municípios paulistas, incluindo 248 secretários municipais de saúde.
Naquele período, o impacto na economia local foi expressivo: levantamento do Observatório do Turismo, ligado à Setur, apontou uma taxa média de 79% de ocupação nos hotéis da cidade, superando até mesmo a registrada no Carnaval (68%).
Reconhecimento e hospitalidade
A escolha de Santos para sediar o evento pela terceira vez consecutiva se deve à combinação entre hospitalidade, infraestrutura turística e a variedade de opções gastronômicas e comerciais. Para o Cosems-SP (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado), essa soma de fatores reforça a cidade como palco ideal para o encontro.
O que vem por aí
A programação, em fase de elaboração, prevê debates, reflexões e encaminhamentos que envolvem os 645 municípios paulistas, com participação de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, além de acadêmicos, pesquisadores, técnicos e militantes do SUS.
O congresso deverá fortalecer ainda mais a cidade como centro estratégico de debates sobre saúde pública e reafirmar seu papel de destaque no calendário estadual do setor.
Principais pontos do evento
Confirmação do evento
Santos será sede, pelo 3º ano consecutivo, do 39° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de SP.
O evento ocorre de 8 a 10 de abril de 2026, no Santos Convention Center.
Inclui também a 22ª Mostra de Experiências Exitosas e o 15° Prêmio David Capistrano.
Crescimento e impacto esperado
Área de exposições terá 20% mais espaço que em 2025.
Expectativa de receber mais de 3,5 mil participantes (gestores, profissionais e instituições de saúde).
Em 2025, participaram 3.115 pessoas de 365 municípios, incluindo 248 secretários municipais.
Impacto econômico positivo: 79% de ocupação hoteleira durante o congresso, superando o índice do Carnaval (68%).
Razões da escolha de Santos
Reconhecimento da hospitalidade e da infraestrutura turística.
Variedade gastronômica e comercial como atrativos adicionais.
Decisão do Cosems-SP reforça a cidade como referência em turismo de negócios em saúde.
Programação prevista
Envolverá os 645 municípios paulistas.
Participação de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, academia, pesquisadores e militantes do SUS.
Foco em debates, reflexões e encaminhamentos sobre a saúde pública.
Projeção
Evento deve consolidar Santos como centro estratégico de debates sobre saúde e fortalecer sua posição no calendário estadual.
