Maior congresso estadual de saúde retorna a litoral de SP pelo 3º ano consecutivo

A escolha de Santos para sediar o evento pela terceira vez consecutiva se deve à combinação entre hospitalidade, infraestrutura turística e a variedade de opções gastronômicas e comerciais

O congresso deverá fortalecer ainda mais a cidade como centro estratégico de debates sobre saúde pública e reafirmar seu papel de destaque no calendário estadual do setor

O congresso deverá fortalecer ainda mais a cidade como centro estratégico de debates sobre saúde pública e reafirmar seu papel de destaque no calendário estadual do setor | Divulgação/PMS

Santos foi confirmada, mais uma vez, como sede do 39° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, o maior evento estadual da área, que em 2026 acontecerá entre os dias 8 e 10 de abril, no Santos Convention Center.

Continua após a publicidade

O encontro reunirá também a 22ª Mostra de Experiências Exitosas e o 15° Prêmio David Capistrano, consolidando a cidade como referência no turismo de negócios em saúde.

Pesquisa inédita em praia no litoral de SP é destaque nacional em congresso de botânica

Continua após a publicidade

Crescimento e expectativa

A próxima edição terá uma área de exposições 20% maior que a deste ano e deverá atrair mais de 3,5 mil participantes entre gestores, profissionais de saúde, representantes de empresas e instituições de ensino. Em 2025, o congresso recebeu 3.115 participantes de 365 municípios paulistas, incluindo 248 secretários municipais de saúde.

Naquele período, o impacto na economia local foi expressivo: levantamento do Observatório do Turismo, ligado à Setur, apontou uma taxa média de 79% de ocupação nos hotéis da cidade, superando até mesmo a registrada no Carnaval (68%).

Continua após a publicidade

Reconhecimento e hospitalidade

A escolha de Santos para sediar o evento pela terceira vez consecutiva se deve à combinação entre hospitalidade, infraestrutura turística e a variedade de opções gastronômicas e comerciais. Para o Cosems-SP (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado), essa soma de fatores reforça a cidade como palco ideal para o encontro.

O que vem por aí

A programação, em fase de elaboração, prevê debates, reflexões e encaminhamentos que envolvem os 645 municípios paulistas, com participação de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, além de acadêmicos, pesquisadores, técnicos e militantes do SUS.

Continua após a publicidade

O congresso deverá fortalecer ainda mais a cidade como centro estratégico de debates sobre saúde pública e reafirmar seu papel de destaque no calendário estadual do setor.

Principais pontos do evento

Confirmação do evento

Santos será sede, pelo 3º ano consecutivo, do 39° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de SP.

Continua após a publicidade

O evento ocorre de 8 a 10 de abril de 2026, no Santos Convention Center.

Inclui também a 22ª Mostra de Experiências Exitosas e o 15° Prêmio David Capistrano.

Continua após a publicidade

Crescimento e impacto esperado

Área de exposições terá 20% mais espaço que em 2025.

Expectativa de receber mais de 3,5 mil participantes (gestores, profissionais e instituições de saúde).

Continua após a publicidade

Em 2025, participaram 3.115 pessoas de 365 municípios, incluindo 248 secretários municipais.

Impacto econômico positivo: 79% de ocupação hoteleira durante o congresso, superando o índice do Carnaval (68%).

Continua após a publicidade

Razões da escolha de Santos

Reconhecimento da hospitalidade e da infraestrutura turística.

Variedade gastronômica e comercial como atrativos adicionais.

Continua após a publicidade

Decisão do Cosems-SP reforça a cidade como referência em turismo de negócios em saúde.

Programação prevista

Envolverá os 645 municípios paulistas.

Continua após a publicidade

Participação de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, academia, pesquisadores e militantes do SUS.

Foco em debates, reflexões e encaminhamentos sobre a saúde pública.

Continua após a publicidade

Projeção

Evento deve consolidar Santos como centro estratégico de debates sobre saúde e fortalecer sua posição no calendário estadual.