Condomínio é considerado o maior do Brasil, e ainda está no processo de construção / Reserva Raposo/Divulgação
Continua depois da publicidade
Existem alguns condomínios que conseguem abrigar um número básico de residências, com o necessário para se viver. Mas existe um, em especial, que não conta apenas com isso: sua estrutura inclui escola, UBS, áreas de lazer, biblioteca, terminal de ônibus e até mesmo um conceito de cidade inteligente.
Localizado na Rua Cândido Fontoura, no bairro Jardim Boa Vista (Zona Oeste de São Paulo), o Reserva Raposo reúne tudo isso e espera abrigar 80 mil pessoas até o ano de 2030.
Continua depois da publicidade
Leia também: Maior aquário de água doce do mundo encanta com 450 espécies e 5 milhões de litros de vida
Tratando-se de um projeto da RZK Empreendimentos, o megacondomínio é distribuído em 56 torres, compostas por 22 mil moradias, que formam uma malha verticalizada ao lado de praças, parques e equipamentos coletivos.
Continua depois da publicidade
Até o momento, 15 condomínios e 27 torres já foram entregues, enquanto 41 torres e 7.332 unidades continuam em construção.
Os serviços e comércios do local estão distribuídos em uma área de 35 mil m², na qual continuam sendo construídas as áreas da arena de esportes, auditório, 3 km de ciclovias, biblioteca, três Centros de Educação Infantil, Centro Ecumênico e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O espaço ainda contará com um centro de convivência para idosos, um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e dois parques, que ainda não começaram a ser construídos.
Continua depois da publicidade
Entre os serviços básicos que já estão disponíveis estão mercados, padarias, academias e lojas de conveniência.
Além disso, o condomínio possui câmeras e ronda 24 horas, além de postos da Guarda Civil Metropolitana. O espaço também conta com uma equipe de zeladoria própria, responsável pela limpeza e jardinagem das áreas comuns.
O Reserva Raposo também apresenta alguns diferenciais que se destacam em relação a outros condomínios. Para garantir um ambiente agradável e seguro, todas as fiações das ruas são subterrâneas, o que minimiza a ocorrência de acidentes e raios.
Continua depois da publicidade
Suas calçadas contam com até nove metros de largura, proporcionando um espaço seguro e confortável para pedestres, promovendo a mobilidade urbana e incentivando caminhadas ao ar livre.