Cotidiano

Com 73,1 km, maior ciclovia do Brasil terá investimento milionário e ligará cinco cidades

O secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, explica que a ciclovia prevista no projeto atende ao uso frequente de bicicletas como meio de transporte na região

Igor de Paiva

Publicado em 20/08/2025 às 15:10

Atualizado em 20/08/2025 às 15:16

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O trecho que liga Bertioga a Santos deve receber ciclovia em toda a extensão, de cerca de 36 quilômetros, além de ser totalmente duplicado / Divulgação/CNL

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O estado de São Paulo terá em seu território a maior ciclovia de todo o Brasil, com um investimento inicial de R$ 78,1 milhões.

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Ao todo, serão 73,1 quilômetros de extensão, distribuídos pela Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP-055), no litoral sul do estado.

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O trajeto conectará indiretamente cinco cidades: Bertioga, Santos, Peruíbe, Itanhaém e Miracatu, sendo que apenas esta última não está localizada no litoral paulista.

Comparação

A título de curiosidade, a ciclovia da SP-055 será cerca de três vezes maior que a localizada na Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo, que possui 22,5 quilômetros de extensão.

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Outra que será superada é a de Praia Grande, atualmente a maior ciclovia à beira-mar do Brasil, também com 22,5 quilômetros de extensão.

Detalhes

O trecho que liga Bertioga a Santos deve receber ciclovia em toda a extensão, de cerca de 36 quilômetros, além de ser totalmente duplicado.



A concessão também prevê a construção de 33 quilômetros de ciclovias na região de Itanhaém e Peruíbe. Outros quatro quilômetros serão instalados entre as cidades de Peruíbe e Miracatu.

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Metas

O secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, explica que a ciclovia prevista no projeto atende ao uso frequente de bicicletas como meio de transporte na região. “A locomoção nas cidades do litoral tem forte presença das bicicletas, mas hoje muita gente pedala na rodovia, correndo risco de acidente e morte”, diz Benini.

Com isso, o projeto busca incrementar a segurança nas estradas do litoral paulista: “Ao criar uma ciclovia contínua e iluminada, integrada às que já existem, damos segurança para que a população use a bicicleta no dia a dia sem precisar dividir espaço com os carros na rodovia”, afirma o secretário.

Além disso, os ciclistas ganham mais uma opção de trajeto com possibilidade de explorar o litoral paulista com bicicleta. A fiscalização das obras e dos investimentos previstos em contrato é feita pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

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O texto contém informações da Agência São Paulo*

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