Presidente Lula afirmou que vai se candidatar à presidência do Brasil em 2026 / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, oficializando o planejamento financeiro da União para este ano. O documento, publicado em edição extra do Diário Oficial, traz duas notícias de grande impacto popular: o novo valor do salário mínimo, que sobe para R$ 1.621 a partir deste 1º de janeiro, e a previsão de preenchimento de 85.128 vagas no serviço público federal.
A reserva de recursos para concursos abrange a convocação de aprovados e a abertura de novos editais. A maior fatia das vagas está concentrada no Poder Executivo, com 79.872 postos, seguidos pelo Poder Judiciário (4.418), Ministério Público da União (357), Poder Legislativo (271) e Defensoria Pública da União (210). O texto também prevê a criação de mais de 78 mil novos cargos.
Continua depois da publicidade
Apesar da expressiva oferta, o governo ressalta que a sanção do orçamento apenas garante a reserva da verba, não significando a abertura imediata de todos os certames, especialmente por se tratar de um ano eleitoral.
No Executivo, o montante já engloba as vagas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, novas edições do "Enem dos Concursos" devem ficar para 2027, após o término das eleições e posse da nova administração.
Continua depois da publicidade