Lombadas são instaladas em áreas próximas a viadutos em Praia Grande

Equipamentos estão sendo instalados nos Bairros Tupi e Antártica

Comentar
Compartilhar
13 JAN 2021Por Da Reportagem20h08
As lombadas evitarão conflitos viários entre os veículos e, principalmente, com pedestres que utilizam as faixas localizadas nas saídas dos viadutosFoto: Reprodução/Google Maps

Para garantir mais segurança viária a pedestres que utilizam os viadutos da Via Expressa Sul, trechos das Avenidas Dr Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire estão recebendo lombadas pela Secretaria de Trânsito (Setran). Os itens que ajudam na redução de velocidade dos veículos que transitam pelo local estão sendo instalados na altura do Bairro Antártica (em frente ao Cemitério Municipal) e do Bairro Tupi (próximo à Delegacia de Polícia Sede). As construções devem ser finalizadas nesta quarta-feira (13).

As lombadas evitarão conflitos viários entre os veículos e, principalmente, com pedestres que utilizam as faixas localizadas nas saídas dos viadutos. A Prefeitura já iniciou também estudos para a transposição das calçadas, sob os viadutos, para o sentido oposto, o que evitaria possíveis conflitos entre pedestres e veículos que deixam o local seguindo em direção às vias marginais.

A diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego de Praia Grande, Michele Rezende de Mesquita, explicou que nem todos os pontos podem receber lombadas, por não seguirem características da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Res 600/2016. "Atendemos o que é normatizado pelo Contran sobre possibilidade de implantação de lombadas, porém não deixamos de atender os demais locais, pois já realizamos reforço na sinalização, inclusive com redução da velocidade máxima permitida nestes locais".